O último dia 12 deste mês foi marcado por momentos valiosos de cidadania, saúde e dignidade. O projeto Ação Rua da Rede Calábria realizou o evento “Interação Rua 2022”, que promoveu a oferta de diversos serviços essenciais para a saúde e a promoção de vidas de pessoas em situação de rua.
O encontro ocorreu na Igreja Episcopal Anglicana, em Porto Alegre, no Bairro Nonoai. A atividade proporcionou alegria, trocas afetivas e diversos atendimentos voltados aos serviços da assistência social, saúde e educação em parceria com a rede de proteção. Mais de 150 pessoas foram atendidas.
Alguns dos destaques ficam por conta do espaço brechó para entrega de roupas, local para banho, espaço kids, corte de cabelo, exposição de artesanato, estande para realização de cadastro para auxílio Brasil, vacinação contra a Covid, carteiras de vacinação, teste de tuberculose, teste hepatite B e C, avaliação saúde bucal e Teste IST.
O Projeto Interação Rua é uma iniciativa do Serviço de Abordagem Social da Rede Calábria/FASC – Ação Rua e Secretaria da Saúde, que busca ser elo de ligação, integração e fortalecimento de vínculos com a população de rua e famílias em situação de vulnerabilidade social que são acompanhadas pelo serviço na Região Centro Sul e Sul de Porto Alegre.
O dia de atividade só foi possível graças ao engajamento de diversos atores solidários preocupados com a população de rua e políticas públicas de garantia de direitos, dignidade e igualdade. Alguns dos principais parceiros foram as equipes da FASC, CAPS, CRAS, CREAS, SAE Santa Marta, Hospital Vila Nova e Posto de saúde US-Nonoai, SINE – Porto Alegre, Defensor Público da União e Defensoria pública do Estado. Além do grupo de voluntários da igreja e projeto Ascensão Vida.
Associação dos Transportadores de Passageiros (AST) proporcionou o deslocamento dos usuários. Também é importante lembrar a presença do Sine e dos Defensores da União e Estado, que atenderam as demandas da população em situação de rua e os responsáveis pelas crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil.
Na foto da esquerda, o Sr. Dr. Georgio da Rosa, do DPU, a coordenadora do Ação Rua da Rede Calábria Daniela Soares e a Dra. Flavia Rumi Steinbruch do DPE.
Durante o evento também foram servidos deliciosos lanches e entrega de kits de higiene para as famílias. A coordenadora do Ação Rua da Rede Calábria Daniela Soares explica que o proposito desta ação é dar visibilidade as pessoas em situação de rua, e as famílias acompanhadas para além do serviço de abordagem. “O aumento de pessoas é o resultado das expressões da questão social e não se dá a partir de escolhas individuais. Uma rede potente, entrega resultados importantes”, enfatiza Daniela ao celebrar o importante número de apoiadores desta edição.
A Rede Calábria agradece o apoio e participação de todos. A preocupação com este público atendido é de suma importância para a promoção da cidadania, dignidade e direitos iguais. Graças ao incentivo de todos os parceiros nomeados, foi possível realizar este dia tão grandiosos em benefício das pessoas que mais precisam. Como disse o fundador da Obra São João Calábria, “A grandeza das ações depende unicamente da medida do amor com a qual são feitas”.