A Rede Calábria realizou ontem (16) o Encontro do Apadrinhamento Afetivo em Porto Alegre, um encontro marcado pelo carisma calabriano, pela presença de autoridades públicas, representantes do poder público e Ministério Público, direção geral da Rede Calábria, coordenadoras e equipe técnica das Casas Lares de Porto Alegre, além dos pretendentes ao apadrinhamento afetivo, todos unidos pela causa da infância e do direito à convivência familiar e comunitária, que serviu como lançamento do programa de capacitação e habilitação da instituição.
O programa Apadrinhamento Afetivo traz para crianças e adolescentes afastados do convívio familiar que estão em acolhimento institucional nas Casas Lares e sem perspectiva de retorno imediato para a família de origem ou adoção, a oportunidade de um suporte afetivo para além daqueles construídos dentro da instituição, sentindo-se mais apoiados e fortalecidos para a construção de uma vida autônoma. Além do lançamento do programa o encontro também teve como objetivo apresentar os requisitos e critérios para a capacitação e habilitação de quem deseja se tornar madrinha ou padrinho afetivo, promovendo um diálogo sobre a importância de ser uma referência afetiva no desenvolvimento de meninos e meninas em acolhimento institucional.




A Dra. Cínara Braga, Promotora de Justiça da Infância e Juventude de Porto Alegre, enriqueceu o encontro com uma apresentação consistente e sensível sobre o contexto atual do acolhimento institucional. A promotora também ressaltou o papel fundamental das parcerias entre o poder público e as instituições da sociedade civil, como a Rede Calábria, na construção de soluções conjuntas e sustentáveis para a garantia dos direitos de crianças e adolescentes acolhidos.


Entre os presentes, também destacaram-se a 1ª dama de Porto Alegre, Valeria Leopoldino, Dr. Carlos Kremer, Presidente da Comissão da Criança e Adolescente da OAB/RS, Sr. Matheus Xavier, Secretário Municipal de Assistência Social; Sra. Kênia Fontoura, Diretora do Departamento de Atenção à Primeira Infância da SEDES/RS, representando o Secretário Estadual Beto Fantinel; Dra. Joyce Zucco, advogada e sócia do Escritório Moysés e Zucco, esposa e representando o Deputado Federal Luciano Zucco; Sra. Ana Gitaí, representando o Deputado Estadual Delegado Zucco, da Frente Parlamentar de Apoio à Adoção da Assembleia Legislativa; Sr. Thiago Krebs, representando a Deputada Estadual Bruna Rodrigues; Deputado estadual Dr. Thiago, Vereadora Cláudia Araújo, Sr. Tiago Chagas, Diretor da FASE, representando a Vereadora Tanise Sabino e Dra. Janine Borges, Promotora de Justiça e representante da FUNDARS.



Durante o encontro, também foi oferecido um coffee break aos presentes, especialmente preparado pelos educandos dos cursos de Padaria e Confeitaria da Rede Calábria, reforçando o protagonismo e a formação profissional dos jovens atendidos na qualificação profissional.
Inspirado no carisma de São João Calábria, o programa Apadrinhamento Afetivo reflete o chamado à caridade viva e ao amor concreto ao próximo, pilares que movem a missão da Rede Calábria. Assim como o fundador sonhava com um mundo mais fraterno, onde todos se sentissem parte de uma mesma família, o apadrinhamento surge como um gesto de fé e humanidade, aproximando corações e fortalecendo vínculos que curam e transformam histórias.
Gratidão a todos os que participaram deste valioso momento de partilha e inspiração, que reafirma o carisma calabriano e o compromisso com o propósito da Rede Calábria de “acolher promovendo vidas”.