Para criar boas peças de design é necessário um longo trabalho de pesquisa e planejamento. Por isso, os educandos de Design Digital precisam entender como fazer um bom rascunho da arte no papel e consequentemente ter um trabalho final mais assertivo.
E para esta matéria específica não é necessário ser artista, basta vontade de aprender. Todos começam criando formas geométricas simples e aplicando luz e sombra. Tudo sob supervisão do educador Renan Trindade, para que até formas mais simples estejam sendo executadas com o máximo de capricho.
Depois de algumas aulas, todos já têm condições de criar outros objetos usando estas mesmas formas geométricas. Canecas, frutas, pessoas e até paisagens são possíveis com estas técnicas simples.
Muitos trazem suas próprias referências como incentivo a melhorar as técnicas de ilustração. Personagens de anime, heróis de quadrinhos e outras referências visuais servem como base para ilustrações que depois se transformam em artes digitais, recursos para sites e estampas de camisetas.
O primeiro exercício de design que os novos educandos da manhã criaram foi um cartaz para uma hamburgueria fictícia. O educador entregou a todos as informações sobre o “cliente” para que todos pudessem criar juntos o projeto de cartaz. Através de um rascunho usando grids com margens e colunas, eles puderam projetar um design para produção posterior no software de edição Adobe Photoshop.