A turma do jardim A da Escola Capela Navegantes está explorando o projeto “Entrando em uma viagem pré-histórica”. Após acompanharem o projeto sobre os dinossauros da turma do maternal 2, se admiraram com o espaço propositor da turma, e diversas curiosidades surgiram a respeito dos dinossauros, bem como sobre cavernas e homens pré-históricos.
O projeto oferece elementos para que as crianças possam conhecer e pensar sobre a existência de civilizações anteriores à nossa. O mundo e o homem são grandes mistérios a serem investigados. Nesse sentido, as crianças mergulharam na Pré-história e estão pesquisando alguns aspectos da vida cotidiana de nossos ancestrais no Período Paleolítico.
Assistiram alguns vídeos, observaram semelhanças e diferenças entre os modos de viver daquela época e da atualidade. Perceberam os impactos das grandes descobertas, como a invenção do fogo e suas consequências. Criaram a sua própria caverna dentro da sala de aula com a ajuda da educadora, fizeram pintura dentro da caverna, conforme os ancestrais e nas pedras como era realizado naquela época a conhecida Arte Rupestre.
A arte rupestre foi uma das primeiras formas de comunicação que o ser humano encontrou, servia para deixar vestígios através da pintura, ilustrando sonhos, cenas do cotidiano, símbolos da vida, da morte, céu, terra, animais e pessoas. Tudo o que sabemos a respeito dos homens que viveram nesse período é o resultado de pesquisas de antropólogos, historiadores e arqueólogos, que buscaram reconstruir a cultura do homem dessa época.
Por muito tempo a pintura foi produzida com os dedos, utilizando poucas variedades e tons de cores, as quais eram obtidas com elementos da natureza. As práticas artísticas situadas no projeto contemplam a ludicidade, onde as crianças participantes experimentam o fazer artístico nas linguagens do desenho, pintura e modelagem.