Na última quarta-feira, dia 18, o Centro de Educação Profissional São João Calábria por meio do projeto saberes da esperança realizou com os educandos, experimentos em sala com o objetivo criar uma conscientização em torno da importância de higienizar as mãos por meio da ludicidade.
Entendendo a atenção de devemos ter em função do atual momento que vivemos, a ação visou trabalhar o espírito colaborativo, despertar a curiosidade e promover a reflexão em torno do papel de cada um de nós desempenha dentro da comunidade.
Como parte da atividade realizada, os alunos foram convidados a assoprar um balão no interior de uma garrafa de plástico. A proposta visou demonstrar que o ar presente dentro da garrafa não tinha para onde expandir na medida em que o balão passava a ocupar mais espaço impossibilitando desta forma, a tentativa de encher o balão pois dois objetos não ocupam o mesmo espaço ao mesmo tempo.
Esta demonstração gerou curiosidade, interesse e questionamentos. Em um determinado momento, um dos educandos chegou a afirmar que quando a mulher está grávida dois corpos estariam ocupando o mesmo espaço. A educadora Bruna, prontamente apresentou a devida explicação no sentido de sanar as dúvidas que surgiam ao longo da atividade.
A atividade propiciou uma ótima oportunidade para o fortalecimento de vínculos, ampliar a sensação de pertencimento no espaço e desenvolver o espírito colaborativo. Cabe salientar que para a condução da proposta desenvolvida, foram observadas as regras de higiene e utilização de material individual.