Os educandos do Design Multimídia foram desafiados com a produção de um
telejornal e a simulação da transmissão ao vivo. Os aprendizes tiveram que
produzir pautas, organizar e agendar entrevistas, gravar as matérias, escrever
as reportagens, editar os vídeos e realizar o exercício de apresentação ao
vivo.
Durante a atividade, o tempo correu como se estivesse sendo transmitido
ao vivo. As matérias gravadas em vídeo foram colocadas em ordem de chamada como
os telejornais tradicionais e o improviso da equipe de produção e dos
apresentadores foi testado durante a atividade.
Para o educador Tiago Dias, este exercício de simular uma transmissão ao
vivo ajuda a trabalhar a disciplina e a organização. “É necessário todo um
planejamento anterior, uma preparação das questões de produção, de agenda dos
entrevistados e ainda um senso de trabalho em equipe muito grande para tudo dar
certo na hora de colocar o programa no ar. É como uma engrenagem que se tiver
faltando uma peça, o equipamento não funciona. E isso foi repassado para os
alunos como uma forma de ver o mundo e o trabalho coletivo”, comenta.
Entre as pautas, estão a história do Calábria, os cursos oferecidos pela
instituição, os profissionais formados, a importância da reciclagem,
curiosidades, entre muitas outras matérias. Cada turma apresentou um
telejornal.
Para ver o telejornal Multinews, da turma da manhã, clique
aqui.
Para assistir o
telejornal DM News, da turma da tarde, clique
aqui