Na tarde de quarta-feira (3), 96 crianças e adolescentes acolhidos pela Rede Calábria participaram da 11ª edição do Natal Gigante, realizada no Estádio Beira-Rio. O encontro foi marcado por alegria, solidariedade e encantamento, reunindo 1,2 mil crianças de diversas instituições. Um momento especial tanto para quem acolhe quanto, principalmente, para quem recebe cuidado. Idealizada pelo Ministério Público do RS e organizada pela Promotoria de Justiça da Infância e Juventude de Porto Alegre, a festa acontece desde 2014 e leva a magia do Natal àqueles que mais precisam. Ao longo da tarde, brincadeiras, atividades lúdicas e atrações musicais garantiram sorrisos, novas vivências e memórias afetivas, cultivando o espírito de esperança e fraternidade.

Diversos brinquedos infláveis transformaram o estádio em um verdadeiro parque de diversões, estimulando a convivência e o protagonismo das crianças e adolescentes, muitos invisibilizados pela sociedade. “É um dia em que eles se sentem amados, cuidados e lembrados de que são importantes”, afirma Daniela Taske, coordenadora técnica das Casas Lares de crianças e adolescentes de Porto Alegre. Para a promotora de Justiça da Infância e Juventude da Capital, Dra. Cinara Vianna Dutra Braga, o encontro representa muito mais do que uma celebração de fim de ano, é um gesto concreto de acolhimento, dignidade e valorização.
A experiência vivida no Natal Gigante tem uma grande importância para quem está em situação de acolhimento. Para muitos, o evento simboliza a oportunidade de viver algo que antes parecia distante, realizar sonhos, sentir-se pertencente e experimentar o afeto de uma grande família. É um tempo que devolve às crianças aquilo que é essencial, o direito de brincar, sonhar e simplesmente ser criança. “É um dia pensado para oferecer afeto, acolhimento e experiências marcantes. Queremos que cada criança saia daqui se sentindo lembrada e valorizada”, destaca Dra. Cinara, idealizadora e organizadora do evento.
Atualmente, mais de 4 mil crianças e adolescentes estão acolhidos no Rio Grande do Sul e cerca de 35 mil em todo o país. Diante dessa realidade, iniciativas como o Natal Gigante tornam-se fundamentais no fortalecimento de vínculos, resgate de direitos e na promoção de vidas com amor, respeito e esperança, valores que também iluminam a nossa missão e que sustentaram toda a trajetória de São João Calábria.
Estas ações são essenciais para promover o fortalecimento de vínculos, garantia de direitos e uma vida feliz para os atendidos. A Rede Calábria agradece imensamente o convite para mais esta edição e a todos os parceiros solidários que garantiram o sucesso do evento. Com certeza são momentos que ficarão marcados na memória e coração de todos os participantes.