Na tarde de hoje, 19 de setembro, representantes da administração pública da cidade de Porto Alegre e gestores da Rede Calábria firmaram parceria para a gestão de uma nova escola de educação infantil no bairro Partenon, na região leste da capital: a Escola de Educação Infantil Padre Benjamim Zanni. A escola estava abandonada há 13 anos e será revitalizada por meio da inciativa privada com o apoio do Instituto Mari Johannpeter, que é parceiro de longa data da Rede Calábria e incentiva as atividades com apoio na educação infantil e cursos de qualificação.
Na foto E, a equipe de gestores da Rede Calábria. Na foto D, de preto, da esquerda para a direita, o Sr. Roberto Walcher, do Instituto Mari Johannpeter, e o secretário de educação do município, Sr. José Paulo da Rosa.
O ato de assinatura da parceria foi um momento de forte emoção entre os presentes, que incluiu líderes comunitários responsáveis por articular o cuidado do espaço em todos estes anos. Embora a escola esteja deteriorada por causa da tempo, graças ao cuidado da comunidade o local não foi depredado. Em sua fala, o prefeito da cidade de Porto Alegre, Sebastião Melo, ressaltou a importância das parcerias para a execução dos serviços à comunidade, destacando a seriedade da Rede Calábria e a exitosa parceria na educação infantil.
Já o diretor-geral da Rede Calábria, Padre Gustavo Bonassi, agradeceu a confiança por mais este termo de parceria. Agora a Rede Calábria fará a gestão de 16 escolas em parceria com a prefeitura municipal da capital gaúcha. Um dos destaques, ainda, incluiu o depoimento do diretor do Instituto Mari Johannpeter, Roberto Walcher.
Em sua fala ressaltou o comprometimento do instituto em apoio às atividades sociais e educacionais do município e reforçou a disponibilidade da parceria para o início imediato das obras a partir da assinatura do termo de parceria. Em todas as manifestações, houve gratidão e alegria pela possibilidade de revitalização e atendimento de até 110 crianças de 0 a 5 anos e 11 meses a partir de 2024. Estima-se que os trabalhos possam estar concluídos até a metade do primeiro semestre do próximo ano.
A nova escola precisará de muitas reformas e melhorias, mas ainda conserva uma estrutura física relevante que poderá ser muito bem aproveitada após os reparos patrocinados pelo Instituto Mari Johannpeter
Participaram também deste importante momento o secretário de educação, José Paulo da Rosa; o secretário de Habitação e Regularização Fundiária, André Machado; líderes comunitários; e representantes do Conselho Operacional da Rede Calábria e educação infantil com a diretora-geral Marinês Zanella; diretor-geral Edson Zanella; diretora-operacional Karine Santos; vice-diretora Camila Monteiro e coordenadora técnica Fernanda Collar.
Gratidão à Divina Providência por mais esta manifestação da bondade de Deus em benefício dos mais necessitados. Com certeza a futura inauguração desta escola irá beneficiar muitas famílias que precisam de atendimento. Agradecimento especial também aos gestores públicos da cidade pela confiança e pelo apoio imprescindível Instituto Mari Johannpeter, que é um grande amigo das atividades calabrianas em prol das pessoas.