O mês da educação infantil da Rede Calábria foi recheado de propostas enriquecedoras para o desenvolvimento integral dos beneficiários. Dentre os destaques, houve atividades focadas em fomentar a autonomia, criatividade e protagonismo dos alunos.
A turma do Jardim A, da Escola Jesus Menino, está envolvida em atividades lúdicas e criativas de desenvolvimento da criatividade e práticas artísticas. Com lápis e papel, as crianças dão asas à imaginação e expressam sentimentos e aquisições intelectuais. O desenho na primeira infância desperta a criança para a aprendizagem, pode-se dizer que o desenho é uma das maneiras mais eficientes de comunicação.
.
A turma do Maternal II, da Escola Nossa Sra. das Graças, através do projeto: “Nossas origens”, vivenciou um momento ao ar livre usando os cavaletes e canetas hidrocor para expressar desenhos.
As educadoras perceberam que havia uma grande curiosidade das crianças neste material/instrumento e de forma criativa deram vida ao papel. O desenho da criança deve ser valorizado no dia a dia, e não apenas como forma de expressão artística, mas também, como sendo uma forma de entender o desenvolvimento da criança, visando seu crescimento como um ser social.
Este é um processo criativo articulado principalmente por meio da sensibilidade. Toda criança nasce com determinado potencial de sensibilidade, que é a sua porta de entrada das sensações que as liga imediatamente ao que acontece em seu redor e gradativamente faz com que essas sensações se tornem em imaginação criadora e produtiva, ou seja, capacidade de inventar e de criar figuras e formas.
Na escola Escola Padre Nello Vanzo, o pequeno Wallace, em um momento de brincar no pátio, se deparou com um desafio à sua frente: com olhar atento, descobriu que tinha uma pedra impedindo sua passagem com a “motoca”. Levantou-se do brinquedo, e começou a chamar seus colegas para ajudá-lo.
O educando João Miguel, que estava por perto, viu que Wallace precisava de ajuda e foi ao seu encontro. Após várias tentativas e com a cooperação e disposição do colega, os dois conseguiram retirar a pedra e Wallace seguiu sua passagem com o brinquedo. Após o desafio ser concluído, os dois revezaram o uso da “motoca” para que ambos pudessem brincar.
As crianças, constantemente, resolvem problemas enquanto brincam. E é preciso deixá-las encontrar soluções para estes “problemas do dia a dia” para que desenvolvam habilidade de raciocinar, pensar, encontrar soluções por meio da criatividade, aprender a negociar e ampliar a habilidade de comunicação.