Ex-alunos do Curso Profissionalizante em Marcenaria posicionam-se rapidamente em oportunidades de trabalho. Mais de 90% da última turma de 2023 já está trabalhando e muitos formados em outros anos vivem da profissão até hoje.
Um dos cursos mais tradicionais da Rede Calábria e com certeza um dos ofícios mais antigos do mundo, a marcenaria é uma modalidade que traz transformação e muitas possibilidades para os jovens que passam pelo curso de profissionalização.
Da última turma de 2023, no final do primeiro semestre, mais de 90% já estão empregados e colhendo os frutos do aprendizado obtido ao longo da trilha na Rede Calábria.
Vistamos algumas empresas e ex-alunos que contaram como o curso foi importante em suas vidas e quais competências são mais requisitadas pelos empregadores.
Lorran, 19 anos, é ex-aluno da Rede Calábria e trabalha na empresa Gauer Molduras há praticamente um ano.
Sua contratação aconteceu poucos dias após a saída do curso e graças a esta oportunidade adquiriu independência financeira para morar sozinho, seguir seus estudos e projeto de vida.
“Meu sonho é continuar crescendo cada vez mais. Essa é minha principal fonte de renda. Com esta oportunidade, moro sozinho e sigo avançando”, comentou.
.
Na sala ao lado, outro ex-aluno da Rede Calábria trabalha finalizando as molduras.
Lucas, também 19 anos, revela que está estudando enfermagem graças ao trabalho realizado e que está em um bom momento em sua vida. Ele superou a timidez e gravou um breve depoimento.
Lucas, 19, anos. É ex-aluno da Rede Calábria no curso de marcenaria.
O sócio proprietário da Gauer Molduras, Rodrigo, enfatiza que considera como requisito essencial a atitude proativa, aprendizagem constante, valores humanos e dedicação no ambiente de trabalho como algumas das principais competências no mundo profissional.
Rodrigo mantém uma relação próxima com a Rede Calábria em busca de possíveis profissionais para compor sua equipe. Ao longo da história da sua empresa, alguns ex-alunos calabrianos também contribuíram com seu trabalho e dedicação.
O Educador do curso de marcenaria, Lucas, mediou a visita às empresas. Uma curiosidade é que o prof. Lucas também é ex-aluno da Rede Calábria.
“É muito interessante contar com uma instituição como o Calábria, que prepara os jovens para o mundo do trabalho. As pessoas chegam mais qualificadas. Conseguimos aproveitar muitas coisas destes alunos”, revelou.
Rodrigo destaca, ainda, que o mais importante nem sempre é a técnica, mas competências relacionadas à proatividade, interesse e dedicação. Neste sentido, os jovens da Rede Calábria, em todos os projetos, recebem uma formação integral para pensar suas atitudes, perfil profissional, ética e projeto de vida.
.
Também visitamos a empresa especializada em produção de mosaicos e revestimentos artísticos Mosaico Leonardo Posenato, onde todos os quatro colaboradores são ex-alunos da Rede Calábria. Fomos recebidos com uma calorosa acolhida do empreendedor Leonardo, que mostrou como funciona a empresa e o conceito artístico na produção dos mosaicos.
Com formação em escola de arte italiana e arquiteto pela UFRGS, Leonardo encontrou no ramo dos revestimentos artísticos sua paixão e vocação, empregando três ex-alunos da marcenaria da Rede Calábria e uma ex-aluna do curso de assistente administrativo. A empresa já tem 10 anos de tradição em Porto Alegre e atende clientes de todo o país.
Em um clima leve e de trabalho em equipe, os ex-alunos Hevilin, Wesley, Ryhan e Felipe estavam concentrados na produção de um lindo mosaico que dará vida a uma passagem da famosa história do Rei Arthur.
O idealizador do negócio explica que um dos principais motivos de contratar ex-alunos da Rede Calábria é que os profissionais apresentam um perfil comprometido, motivado, com boa experiência em trabalhos manuais, senso de organização e valores humanos.
Felipe, 19 anos, foi aluno da última turma de marcenaria. Menos de um mês após o curso já conseguiu sua primeira colocação profissional. De pedacinho em pedacinho, estes jovens são verdadeiros artistas. Suas produções, com mediação e orientação criativa do artista italiano, figuram em lindas catedrais, praças, templos e diversos pontos históricos de todo o Brasil.
Na foto D, há o registro de um dos últimos trabalhos inaugurados pela equipe no Município de Sério/RS, que retrata a figura de São José. O evento contou com presença de moradores locais e autoridades públicas da cidade. Com dimensões de 3,22 metros de comprimento por 2,62 metros de altura, ele não apenas enfeitará a paisagem, mas também carrega consigo um profundo significado.
Os cursos profissionalizantes da Rede Calábria são reconhecidos por sua qualidade não apenas na formação de profissionais competentes para o mundo de trabalho, mas também por incentivar nos jovens valores essenciais para a construção de um mundo mais justo e belo.
Novos alunos do curso profissionalizante em Marcenaria iniciaram seus estudos em desenhos técnicos.
Em sua trilha pela instituição, os educandos refletem sobre fraternidade, espírito de família, cidadania e elementos essenciais para o desenvolvimento integral das pessoas. Os jovens tornam-se verdadeiros multiplicadores de uma cultura de paz e transmitem seus conhecimentos nos ambientes de trabalho e nas suas comunidades.
Que a Divina Providência siga abençoando estes alunos no caminho dos seus sonhos para que sejam pessoas realizadas e felizes em suas vidas, capazes de contribuir com a transformação social para um mundo fraterno como sonhou o fundador da Obra São João Calábria.