No dia 23/02 a Rede Calábria acolheu centenas de alunos participantes das 10 modalidades de qualificação profissional oferecidos na Unidade Centro de Educação Profissional São João Calábria. A acolhida dos alunos foi repleta de emoção, sentimentos de esperança e alegria. A equipe de educadores, pastoral e colaboradores calabrianos preparam momentos especiais de acolhida, com mensagens inspiradores e ações de integração e renovação da espiritualidade. O diretor-geral da Rede Calábria, Padre Gustavo Bonassi, fez uma fala inspiradora para incentivar os alunos a se dedicarem e lutarem por seus sonhos.
O destaque desta edição com certeza são os novos cursos, que trazem tecnologia e inovação como temas centrais. Alguns exemplos são as modalidades de Automação e Internet das Coisas e Programação e Ciências de Dados. Os educandos também puderam se matricular em Gastronomia, Padaria e Confeitaria, Mecânica Automotiva, Design e Técnicas em Madeira, Programação Web, Assistente Administrativo, criação de games e Design de Multimídia.
Para este semestre a estimativa é atender mais de 360 alunos. Os participantes podem até mesmo fazer parte do programa Jovem Aprendiz enquanto estiverem nas atividades. Desejamos boa sorte e uma caminhada de luz e aprendizado para todos.
Estima-se que mais de 40 mil alunos tenham se formado desde o início das atividades, inclusive atuando até hoje em suas respectivas áreas de especialização.
O primeiro Curso a ser criado no Calábria em 1966 foi o de Artes Gráficas, com suas máquinas de linotipo e impressão tipográfica. Ainda em 66, começa a funcionar o segundo curso profissionalizante no Calábria (foto). O curso de tornearia mecânica prepara os alunos para operar tornos mecânicos, furadeiras de bancada e ajustagem manual.
Criado em 1967, no curso de marcenaria o aluno partia de pequenos trabalhos manuais para desenvolver ao decorrer do curso o manejo de ferramentas e máquinas mais arrojadas, confeccionando móveis dos mais variados tamanhos e modelos com requinte e acabamento de primeira qualidade. Em 1971, iniciaram os cursos de Mecânica e Chapeação.
A instituição manteve essa tradição, mas pensou atividades inovadoras ao longo dos anos. Uma das propostas que ilustra esse pensamento é o curso de Design e Técnicas em Madeira, onde o aluno aprende a montar objetos que devem compor a estrutura física de um ambiente, bem como, a desenvolver um planejamento e execução de projetos de confecção de móveis simples e de média complexidade.
Na metodologia são apresentados os processos de utilização de ambientes digitais de aprendizagem, com equipamentos e tecnologias que propiciem contato com a cultura digital mais recente. O intuito é fazer com que o adolescente tenha consciência de utilizar esses equipamentos de maneira a se tornarem ferramentas de comunicação, aprendizado e trabalho, por meio de aplicativos e técnicas voltadas para a produtividade e o empreendedorismo.
Hoje são ofertados cursos de Design e Técnicas em Madeira, Mecânica Automotiva, Padaria e Confeitaria, Design Multimídia, Assistente Administrativo, Programação Web e Criação de Games. Os educandos são estimulados a desenvolver habilidades de forma mais interativa e autônoma. Privilegiando o seu protagonismo e proporcionando aos mesmos a centralidade nos processos, seja em atividades individuais ou grupos de trabalho.
Nesse processo é valorizada a liberdade para que os educandos elaborem hipóteses, criem soluções e desenvolvam alternativas inovadoras para problemáticas apresentadas pelos educadores. Esses pressupostos metodológicos relacionam dois valores que precisam ser conjugados, o saber e o fazer. Nossa prática pedagógica se estabelece sobre conteúdos teóricos, mas o cotidiano é marcado pela prática e pelo fazer.
E um dos elementos mais importantes abordados é a pedagogia calabriana, onde é fomentado valores humanos de fraternidade, amor ao próximo, empatia e ética. Formações e atividades lúdicas com a equipe pastoral auxiliam neste processo de enriquecimento da espiritualidade e cidadania. São momentos valiosos para colaborar com a formação integral dos jovens atendidos.