O fundador da Obra São João Calábria ensinou que as atividades são para os tempos atuais e especiais. Assim, a Rede Calábria está de portas abertas para colaborar e acolher novos projetos importantes para a defesa e garantia de direitos, tornando a sociedade mais justa e colaborativa. Neste contexto, este mês a Rede Calábria completou três meses de serviço no Programa de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos, Comunicadores e Ambientalistas (PPDDH).
O serviço atua no atendimento e acompanhamento dos casos de risco e de ameaça a defensores de direitos humanos, comunicadores sociais e ambientalistas. Tem por finalidade a articulação de medidas protetivas para pessoas que tenham seus direitos violados ou ameaçados em decorrência de sua reconhecida atuação na promoção ou proteção dos direitos humanos.
O Programa atende a recomendações de organizações nacionais e internacionais. A equipe do PPDDH Rede Calábria iniciou seus trabalhos em maio de 2022 e já realizou mais de mais de 150 atividades na forma de ofícios, reuniões, articulações institucionais, visitas e contatos com os defensores de Direitos Humanos.
As iniciativas resultaram em 140 medidas de proteção aos Defensores de Direitos Humanos atendidos pelo PPDDH/RS, que se encontram em situação de risco. Que a Divina Providência siga abençoando os passos desta nova atividade, para que consiga colaborar com a proteção de vidas e consequentemente favorecer ações em benefício dos direitos humanos.