A última quinta-feira (29) foi um dia de muita alegria pela retomada das atividades presenciais nas dez escolas de educação infantil da Rede Calábria. Mais de 200 crianças entre 0 e 5 anos já voltaram às salas de aula apenas no primeiro dia de atividades. A retomada será feita com 50% da capacidade da escola. Para algumas turmas será implementado um sistema de escalonamento dos alunos durante a semana.
Segundo o vice-diretor operacional da Rede Calábria Edson Zanella, o retorno às atividades escolares é essencial para que os pais e responsáveis tenham um lugar seguro para seus filhos enquanto precisam trabalhar. Além de ter uma importância muito grande nessa faixa etária, pois as crianças devem estar nesse ambiente de troca, partilhas e novos saberes para o seu desenvolvimento integral
O prefeito da cidade Sebastião Melo e a secretária da educação municipal Janaina Audino visitaram as escolas Tia Beth, Padre Pedrollo e Eni Medeiros. Em uma das visitas, agentes da saúde realizaram a testagem para o covid-19 nos profissionais da escola. Segundo o prefeito, até a próxima sexta-feira todos os colaboradores da rede municipal serão testados. “Reabertura com responsabilidade. Porque o lugar da criança é na escola e na família”, afirmou o prefeito.
Os diretores da Rede Calábria Pe. Gustavo Bonassi, Edson Zanella e Marinês Zanella acompanharam a visita. “Acreditamos nessa retomada segura, inclusive para outras atividades. A Rede Calábria entende que outros projetos como o educação Integral e serviços de convivência também deveriam estar atendendo dentro das condições sanitárias seguras”, defendeu Edson.
A coordenadora da escola Padre Pedrollo Bruna Batista acolheu os primeiros alunos que chegaram na tarde de hoje com todos os protocolos de saúde como a medição de temperatura e higienização com álcool gel.
Bruna enfatiza que a retomada das aulas é de extrema importância para garantir a qualidade da infância das crianças. Pois a escola é um ambiente seguro de suporte pedagógico para novos aprendizados. Aline é mãe de uma das alunas e enfatizou que estava muito ansiosa pelo retorno das atividades. Sua filha, de 2 anos, estava com um lindo sorriso, muito feliz, brincando e interagindo com outras crianças.
“Aqueles que olham para nós e nos conhecem, sabem do nosso projeto e nós precisamos edificá-los com a nossa fidelidade” – São João Calábria.