Neste dia 01 de junho, a Rede Calábria convida a sociedade para refletir sobre o cuidado e promoção da vida dos idosos. A ação endossa os esforços coletivos internacionais da campanha Junho Violeta, que aponta caminhos para pensar e buscar ações práticas no combate à violência contra os idosos.
.
A campanha Junho Violeta é uma promoção da Organização das Nações Unidades (ONU) e INPEA.
O movimento foi instituído em 2006 e propõem o enfrentamento à violência cometida contra a pessoa idosa em todo o mundo.
A Rede Calábria endossa o debate e ações práticas na defesa da pessoa idosa.
Atualmente, a instituição faz a gestão da República para Idosos, Casa Lar para Idosos (foto D) e Centro Dia do Idoso, em parceria com a Fundação de Assistência Social de Porto Alegre. Somadas, as atividades atendem mais de 60 beneficiários.
.
Recomendo-lhes muito a caridade. Reine soberana em seus corações. A nossa caridade seja sobrenatural, seja universal, que ama a todos sem distinção alguma, mas especialmente os mais pobres, os mais abandonados, os velhos, os doentes, os pecadores. Esses são as pérolas, das quais deve enriquecer-se e as quais deve buscar a nossa Obra. Sobretudo, caridade fraterna: ajudem-se, tenham compreensão uns com os outros. Ninguém se permita criticar e murmurar. Onde há caridade, há Deus, a sua graça, o seu espírito. Buscar o reino de Deus significa também esforçar-se para que reine sempre e em todos a caridade. – São João Calábria
.
Em outubro de 2020, a Rede Calábria em parceria com a Fundação de Assistência Social e Cidadania de Porto Alegre deram início à República de Idosos. Nesta época, o contexto era de pandemia da Covid-19. E mais do que nunca era essencial um local de acolhida e promoção da vida de pessoas idosas.
Daquele dia inaugural até hoje, muitas histórias já foram construídas na República de Idosos.
Diversas pessoas recuperaram sua autonomia, projetos de vida e tiveram suas vidas transformadas.
Hoje está unidade de atendimento pode acolher até 20 moradores.
A coordenadora da unidade, Raquel Pereira, explica que a República, além de trabalhar as garantias de direitos dos idosos e proporcionar um espaço de acolhimento, também estimula-se a ressignificar suas vidas resgatando a sua autonomia e promovendo os seus direitos, encorajando-os para novos aprendizados.
.
Este serviço de acolhimento é uma parceria entre a FASC e a Rede Calábria. Suas atividades iniciaram em 17 de abril de 2015. Para o atendimento aos idosos, a unidade com uma equipe composta por diversos profissionais como nutricionista, cuidadores, terapeutas e técnicos de enfermagem. Além de outros colaboradores que garantem a qualidade de vida e um dia a dia saudável para todos os atendidos.
A casa lar é um espaço de residência participativa destinada a idosos que estão sós ou afastados do convívio familiar, em situação de rua e com renda insuficiente ou inexistente para sua sobrevivência.
O olhar e carinho com os idosos vai ao encontro do carisma calabriano de fraternidade, amor ao próximo e respeito pela história das pessoas.
A Casa lar da Rede Calábria é um exemplo de que não há limite de idade para se ter projeto de vida e ser feliz.
.
Você pode fazer parte dessa causa tão importante em benefício dos idosos junto com a Rede Calábria. Na página https://doacao.calabria.com.br/ há diversas formas de ajudar e incentivar os projetos sociais nessa área. No relatoriodeatividades.calabria.com.br foram divulgados os principais resultados do atendimento aos idosos e em todas as atividades desenvolvidas pela instituição em 2022.
Não há tempo a perder quando o assunto é fazer o bem: “A grandeza das ações depende unicamente da medida de amor com a qual são feitas” – São João calábria.