A profissionalização do CEPSJ Calábria – Rede Calábria formou mais 101 jovens nas modalidades de Padaria, Gastronomia, Programação Web, Design de Multimídia, Criação de Games e Assistente de ADM. As formaturas foram realizadas com presença de pais e responsáveis, além dos educadores de referência e equipe de pastoral, que animou a todos com lindas músicas e momentos de espiritualidade.
Desde o início das atividades na década de 60, com o curso de Artes Gráficas, estima-se que a profissionalização já tenha formado mais de 40 mil alunos. Alguns vivem de suas profissões até hoje. Mais do que conhecimentos técnicos, a Rede Calábria acredita que o percurso formativo deve trazer valores de honestidade, profissionalismo, ética e espiritualidade.
Desejamos boa sorte aos novos formados. Votos para que seja apenas o início de uma frutuosa caminhada em busca de formação profissional, educacional e de realizações pessoais. Que possam retribuir à sociedade tudo o que aprenderam e também expressar em suas atitudes, por onde quer que passem, os valores de fraternidade, respeito, honra e cidadania cultivados durante o tempo em que estiveram conosco.
Com seis décadas de atividade em Porto Alegre , a Unidade Calábria é com certeza marcada pelos cursos de qualificação profissional ao longo de sua história, que começaram em 1966. Estima-se que mais de 40 mil alunos tenham se formado desde o início das atividades, inclusive atuando até hoje em suas respectivas áreas de especialização.
O primeiro Curso a ser criado no Calábria em 1966 foi o de Artes Gráficas, com suas máquinas de linotipo e impressão tipográfica. Ainda em 66, começa a funcionar o segundo curso profissionalizante no Calábria (foto). O curso de tornearia mecânica prepara os alunos para operar tornos mecânicos, furadeiras de bancada e ajustagem manual.
Criado em 1967, no curso de marcenaria o aluno partia de pequenos trabalhos manuais para desenvolver ao decorrer do curso o manejo de ferramentas e máquinas mais arrojadas, confeccionando móveis dos mais variados tamanhos e modelos com requinte e acabamento de primeira qualidade. Em 1971, iniciaram os cursos de Mecânica e Chapeação.
A instituição manteve essa tradição, mas pensou atividades inovadoras ao longo dos anos. Uma das propostas que ilustra esse pensamento é o curso de Design e Técnicas em Madeira, onde o aluno aprende a montar objetos que devem compor a estrutura física de um ambiente, bem como, a desenvolver um planejamento e execução de projetos de confecção de móveis simples e de média complexidade.
Na metodologia são apresentados os processos de utilização de ambientes digitais de aprendizagem, com equipamentos e tecnologias que propiciem contato com a cultura digital mais recente. O intuito é fazer com que o adolescente tenha consciência de utilizar esses equipamentos de maneira a se tornarem ferramentas de comunicação, aprendizado e trabalho, por meio de aplicativos e técnicas voltadas para a produtividade e o empreendedorismo.
Hoje são ofertados cursos de Design e Técnicas em Madeira, Mecânica Automotiva, Padaria e Confeitaria, Design Multimídia, Assistente Administrativo, Programação Web e Criação de Games. Os educandos são estimulados a desenvolver habilidades de forma mais interativa e autônoma. Privilegiando o seu protagonismo e proporcionando aos mesmos a centralidade nos processos, seja em atividades individuais ou grupos de trabalho.
Nesse processo é valorizada a liberdade para que os educandos elaborem hipóteses, criem soluções e desenvolvam alternativas inovadoras para problemáticas apresentadas pelos educadores. Esses pressupostos metodológicos relacionam dois valores que precisam ser conjugados, o saber e o fazer. Nossa prática pedagógica se estabelece sobre conteúdos teóricos, mas o cotidiano é marcado pela prática e pelo fazer.
E um dos elementos mais importantes abordados é a pedagogia calabriana, onde é fomentado valores humanos de fraternidade, amor ao próximo, empatia e ética. Formações e atividades lúdicas com a equipe pastoral auxiliam neste processo de enriquecimento da espiritualidade e cidadania. São momentos valiosos para colaborar com a formação integral dos jovens atendidos.