A Rede Calábria tem um compromisso muito valioso em propor ações e atitudes que impactem positivamente o meio ambiente e a Casa Comum que é o nosso planeta. Pensando nisso, duas unidades da instituição serão contempladas com investimentos em produção de energia solar.
As primeiras placas e sistemas já estão sendo instalados na Unidade Centro de Promoção da Infância e da Juventude. O próximo espaço beneficiado será o Centro de Educação Profissional São João Calábria. Estima-se que ainda este ano o sistema esteja completamente instalado e operante.
O relatório de design elaborado pela empresa contratada aponta que a instalação do sistema será capaz de fornecer mais de 150MWh de energia anualmente em cada uma das unidades calabrianas. Cerca de 50 toneladas de CO2 equivalente não serão emitidos na natureza com o consumo desta energia limpa. O equivalente a plantar aproximadamente 2 mil árvores todos os anos.
Para se ter uma ideia, segundo dados da Empresa de Pesquisa Energética (EPE)1, o anuário estatístico de energia elétrica de 2020 aponta que, em média, uma residência em nosso Estado consome 125kWh de energia por mês. Convertendo os valores, é possível estimar que com a produção energética anual das placas solares seria possível abastecer até 100 casas por um ano2.
Esta ação endossa todas as propostas pedagógicas de respeito à natureza e práticas sustentáveis realizadas com os educandos dos diversos projetos. Além disso, vai ao encontro do comprometimento da Rede Calábria em se alinhar aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU a partir de um consumo e produção responsável. Como ensinou o fundador da Obra São João Calábria, educar pelo exemplo e boas ações é fundamental para fomentar uma cultura regenerativa e de paz.
1 – https://www.epe.gov.br/ – https://www.epe.gov.br/sites-pt/publicacoes-dados-abertos/publicacoes/PublicacoesArquivos/publicacao-160/topico-168/EPEFactSheetAnuario.pdf
2 – Produção de energia solar de uma unidade calabriana: 150MWh/ano. 1MWh equivale a 1000kWh. Consumo doméstico médio de 125kWh/mês. Assim, uma casa consome no ano, em média 125×12 = 1500Kwh/ano. Logo, 150MWh x 1000 = 150.000Kwh. Portanto, 150.000/1500 = 100.