Na tarde de hoje mais 70 alunos foram formados nas modalidades de Marcenaria, Mecânica e Padaria e Confeitaria do Centro de Educação Profissional São João Calábria. Para a Rede Calábria é um orgulho e uma alegria poder celebrar com os alunos, educadores e profissionais do ensino este encerramento de ciclo tão importante na vida de cada um.
O diretor-geral Padre Gustavo Bonassi fez uma fala de inspiração e motivação para os jovens formandos. Destacando a importância de seguirem sua qualificação e de que a Rede Calábria está de portas abertas para acolhe-los sempre. A equipe de pastoral também preparou um lindo momento e animou o encontro com música e reflexões sobre a responsabilidade que os alunos tem de usarem seus conhecimentos para o crescimento da sociedade e multiplicação de atitudes positivas.
Muitos destes alunos já são empreendedores e conseguem explorar seus conhecimentos também de forma transversal em suas vidas. Os conhecimentos adquiridos vão muito além da pura técnica. Os jovens recebem uma formação integral para a cidadania, onde serão pessoas autocríticas, conscientes, multiplicadoras de gestos de paz, valores humanos e competência profissional. Parabéns a todos os formandos.
Em momento diferenciado, a equipe de pastoral chamou os destaques calabrianos para receberem um reconhecimento em nome da turma por sua dedicação e comprometimento durante o curso. Cada turma elegeu um aluno para receber a honraria.
“Nossos jovens estão sendo impulsionados e conectados com o que o mercado exige de mais emergente! A construção diária realizada frente à cultura do lifelong learning, que contextualiza um aprendizado em tempo constante, faz com que nossa causa estratégica se mantenha viva na caminhada dos nossos formandos”, pontuou a coordenadora dos cursos Andréia Ramires (Foto).
Que este ciclo seja porta de entrada para muitas outras realizações e conquistas pessoais. Confira o álbum de fotos deste dia. https://drive.google.com/drive/folders/1jQYwpjXx_ibxyWUXIztBX3afbYKhKCnK?usp=sharing
Estima-se que mais de 40 mil alunos tenham se formado desde o início das atividades, inclusive atuando até hoje em suas respectivas áreas de especialização.
O primeiro Curso a ser criado no Calábria em 1966 foi o de Artes Gráficas, com suas máquinas de linotipo e impressão tipográfica. Ainda em 66, começa a funcionar o segundo curso profissionalizante no Calábria (foto). O curso de tornearia mecânica prepara os alunos para operar tornos mecânicos, furadeiras de bancada e ajustagem manual.
Criado em 1967, no curso de marcenaria o aluno partia de pequenos trabalhos manuais para desenvolver ao decorrer do curso o manejo de ferramentas e máquinas mais arrojadas, confeccionando móveis dos mais variados tamanhos e modelos com requinte e acabamento de primeira qualidade. Em 1971, iniciaram os cursos de Mecânica e Chapeação.
A instituição manteve essa tradição, mas pensou atividades inovadoras ao longo dos anos. Uma das propostas que ilustra esse pensamento é o curso de Design e Técnicas em Madeira, onde o aluno aprende a montar objetos que devem compor a estrutura física de um ambiente, bem como, a desenvolver um planejamento e execução de projetos de confecção de móveis simples e de média complexidade.
Na metodologia são apresentados os processos de utilização de ambientes digitais de aprendizagem, com equipamentos e tecnologias que propiciem contato com a cultura digital mais recente. O intuito é fazer com que o adolescente tenha consciência de utilizar esses equipamentos de maneira a se tornarem ferramentas de comunicação, aprendizado e trabalho, por meio de aplicativos e técnicas voltadas para a produtividade e o empreendedorismo.
Hoje são ofertados cursos de Design e Técnicas em Madeira, Mecânica Automotiva, Padaria e Confeitaria, Design Multimídia, Assistente Administrativo, Programação Web e Criação de Games. Os educandos são estimulados a desenvolver habilidades de forma mais interativa e autônoma. Privilegiando o seu protagonismo e proporcionando aos mesmos a centralidade nos processos, seja em atividades individuais ou grupos de trabalho.
Nesse processo é valorizada a liberdade para que os educandos elaborem hipóteses, criem soluções e desenvolvam alternativas inovadoras para problemáticas apresentadas pelos educadores. Esses pressupostos metodológicos relacionam dois valores que precisam ser conjugados, o saber e o fazer. Nossa prática pedagógica se estabelece sobre conteúdos teóricos, mas o cotidiano é marcado pela prática e pelo fazer.
E um dos elementos mais importantes abordados é a pedagogia calabriana, onde é fomentado valores humanos de fraternidade, amor ao próximo, empatia e ética. Formações e atividades lúdicas com a equipe pastoral auxiliam neste processo de enriquecimento da espiritualidade e cidadania. São momentos valiosos para colaborar com a formação integral dos jovens atendidos.