O Conselho Operacional da Rede Calábria divulgou na última semana o lançamento de um conjunto de iniciativas e documentações legais para implementar o Programa de Integridade da instituição. A novidade foi noticiada nos grupos de colaboradores, por envio de e-mail institucional e em reuniões de todas as áreas.
.
O Programa de Integridade é uma jornada em constante evolução que visa garantir ainda mais transparência, ética, auditoria e incentivo à denúncia de possíveis irregularidades.
Tais medidas garantem a possibilidade de ações corretivas ou preventivas para a manutenção da integridade das relações e conduta dos colaboradores, fornecedores e beneficiários.
.
O lançamento do programa trouxe consigo uma série de treinamentos com profissionais da Unidade Centro de Educação Profissional São João Calábria, nos dias 11 e 12 de fevereiro. A diretora-geral Marines Zanella, o vice-diretor operacional Vagner Ruivo e representantes do Comitê de Integridade indicaram os principais pontos do Programa de Integridade e canais de acesso a documentos e denúncias.
.
.
A Rede Calábria segue comprometida com as melhores práticas para garantir uma cultura organizacional pautada por valores da fraternidade, amor ao próximo e na missão de acolher promovendo vidas. Todos os documentos podem ser acessados na aba – TRANSPARÊNCIA, CONTATO e SOBRE > GESTÃO do site www.calabria.com.br
.
Um dos destaques e principais pilares das novas implementações é o canal de denúncias da instituição, que conta com opções detalhadas para permitir que qualquer pessoa possa indicar indícios ou suspeitas de questões que infrinjam os princípios e valores orientadores das atividades da Rede Calábria.
O canal de denúncias está disponível para relatos de qualquer irregularidade, incluindo casos de corrupção e demais infrações previstas na Lei nº12.846/2013 (Lei Anticorrupção). Todas as denúncias serão tratadas com sigilo e de acordo com os princípios de integridade e transparência. O acesso a esta ferramenta pode ser feito pelo site www.calabria.com.br na aba contatos. Ou diretamente no link: https://calabria.com.br/canal-de-denuncias/
.
A formação com os colaboradores também trouxe uma visão geral sobre a gestão da Rede Calábria, apontando elementos importantes da gestão institucional, organograma e o “rizoma” organizacional, que representa a conexão entre as diversas áreas, setores e projetos. Uma forma integrada de pensar gestão e execução das atividades.
.
O Código de Ética reflete os valores e princípios que regem a instituição, fundada no compromisso com a dignidade humana, a solidariedade e a justiça social. Inspirados no carisma de São João Calábria e guiados por práticas éticas, A Rede Calábria busca promover o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, em conformidade com as legislações vigentes e os pilares de um programa de integridade.
Acesse em: https://drive.google.com/file/d/1g7JK5PNOSEnZFfPIfh1ETi1yK5besYm7/view
.
A Política Anticorrupção tem como objetivo reforçar o compromisso da instituição com integridade, ética e transparência em todas as suas ações, com foco na preservação da missão, visão e valores institucionais.
Desdobrada em dez tópicos, ela foi desenvolvida em conformidade com a Lei Anticorrupção Brasileira (Lei no 12.846/2013) e demais legislações aplicáveis, adaptada à realidade de uma organização sem fins lucrativos que atua em áreas sensíveis como assistência social, educação, programas de proteção e capacitação profissional.
Essa política deve ser observada por todos os conselheiros, colaboradores, voluntários, estagiários, fornecedores e parceiros, em todos os níveis hierárquicos para atuarem com responsabilidade e ética em suas interações internas e externas.
Acesse em: https://drive.google.com/file/d/1LB3VOa50SNWLQi–fqw0MQar2a1CK5gD/view
.
O Regulamento Interno integra o contrato individual de trabalho. As ações orientadoras nele contidas estendem-se a todos os colaboradores, sem distinção de funções, devendo ser posto em prática por todas as pessoas envolvidas com as atividades da Rede Calábria, sendo que o Conselho Operacional deve ser o grande incentivador para que se torne uma realidade na prática diária.
Acesse em: https://drive.google.com/file/d/1szFA2SJo43xr7T3RtFcY0ahlqCNJbIXC/view
.
A LGPD (Lei 13.709 de 14 de agosto de 2018) regula o tratamento de dados pessoais, nos meios físicos e digitais, por pessoa natural ou por pessoa jurídica de direito público ou privado, com o objetivo de proteger os direitos fundamentais de liberdade e de privacidade e o livre desenvolvimento da personalidade contra usos não autorizados.
A Rede Calábria realiza diversas formações, treinamentos e consultorias para garantir a adequação à lei. É um compromisso da instituição tratar dados com máxima responsabilidade de acordo como os fundamentos da Lei 13.709.
Acesse em: https://drive.google.com/file/d/1boC0T_VMw8sonVOnifmInEX3nzxcy3gg/view
.
A Política de Privacidade foi concebida para comunicar as práticas da Rede Calábria relativas à coleta, utilização e divulgação de informações pessoais que o USUÁRIO possa fornecer através da página da REDE CALÁBRIA no Facebook (https://www.facebook.com/redecalabria/), pelo site (http://www.calabria.com), pelo perfil no Instagram (https://www.instagram.com/redecalabria), e/ou através dos demais canais digitais (landing pages, formulários de inscrição, etc) da Instituição.
As informações pessoais dos USUÁRIOS serão solicitadas pela REDE CALÁBRIA nos momentos de acesso aos pontos de contatos digitais descritos acima. A aceitação dos termos desta política será realizada através do acesso aos nossos sites, após seu cadastro no primeiro acesso a nossa plataforma (portal ou aplicativo para celular) ou para casos excepcionais, através de e-mail. Através deste aceite, você declara ciência e total acordo de como suas informações e dados serão utilizados.
Acesse em: https://calabria.com.br/politicadeprivacidade/
Todos os documentos podem ser acessados na aba – TRANSPARÊNCIA, CONTATO e SOBRE > GESTÃO do site www.calabria.com.br Mais uma iniciativa da Rede Calábria em compromisso com um atendimento de qualidade, responsável e ético aos beneficiários na missão de acolher promovendo vidas.