Em 2024, a Rede Calábria comemora seu primeiro ano de atuação em Muçum/RS, através da parceria com a Prefeitura do município para a gestão de 4 escolas de educação infantil com atendimento diário de mais de 270 crianças. As equipes da Rede Calábria atenderam as crianças desde o berçário I até os pré-escolares (Jardim A e B), sendo parte deste movimento conjunto em benefício da educação infantil municipal, contribuindo significativamente para o desenvolvimento integral das crianças.
Este período de atuação no município ficou marcado por conquistas em momentos desafiadores e transformadores, como as enchentes que atingiram o estado este ano e devastaram o município, trazendo preocupação e instabilidade à todos. No entanto, este tempo de adversidade revelou a força, a união e a resiliência dos colaboradores, das famílias e da comunidade, que se mobilizaram para superar os obstáculos e garantir o bem-estar das crianças e a continuidade dos projetos educacionais do município.
Apesar das dificuldades enfrentadas, o ano também foi de muitas conquistas e avanços no desenvolvimento infantil. As crianças vivenciaram experiências significativas, que promoveram seu crescimento integral, sua autonomia e o despertar da paixão pelo aprendizado e autoconhecimento. Cada conquista das crianças foi compartilhada com alegria por toda a equipe da Rede Calábria e as famílias, reafirmando o propósito de acolher promovendo vidas, oferecendo uma educação de qualidade à todos, centrada em valores humanos.
Segundo a coordenadora da Educação Infantil de Muçum/RS Júlia Fortunado, criar momentos valiosos e marcantes para as crianças, cria espaço tanto para o desenvolvimento emocional quanto suas capacidades cognitivas e sociais: “Neste primeiro ano da Rede Calábria, mesmo diante dos desafios trazidos pela enchente, conseguimos, por meio do trabalho coletivo, proporcionar às crianças da primeira infância, vivências significativas e momentos inesquecíveis. Essas experiências contribuíram para a construção de memórias afetivas e ampliaram as oportunidades de desenvolver plenamente suas potencialidades”, destacou.
Destas ações derivam nosso modo de pensar e agir pedagógico, que preconiza o investimento na pessoa humana e busca despertar o desejo pelo saber e pelo aprender, em uma perspectiva crítica, que visa a promoção de caminhos para que a pessoa seja sujeito e construa sua autonomia e cidadania.
Encerramos este ano com o coração repleto de gratidão por tudo o que foi construído e superado através da comunhão e fraternidade de todos. A atuação em rede, envolvendo instituição, benfeitores, parceiros, comunidade e órgãos da administração pública, como o apoio sólido e inspirador da Secretaria de Educação, foi essencial para o sucesso desta jornada, permitindo a reconstrução de espaços completamente destruídos e a implementação de projetos e ações que impactaram positivamente e geraram valor social na vida das crianças, das famílias e da comunidade.
Com o coração cheio de esperança, a instituição segue comprometida em continuar promovendo vidas através da educação, contribuindo na transformação do futuro das crianças, as “pérolas da Obra” como dizia nosso fundador São João Calábria.