Com temperatura abaixo de 3° registrada hoje (20) em Porto Alegre, coordenadores de projetos da Rede Calábria aqueceram seus corações com novos aprendizados, espiritualidade e momentos de integração. Os profissionais calabrianos participaram da formação “Pedagogia do Fazer”, tema inovador sobre práticas de aprendizado, que está em sintonia com as propostas realizadas nos diversos projetos da Rede Calábria. O encontro foi abrilhantado com momentos de reflexão pastoral e contou com exposição teórica e atividades práticas, com oficinas temáticas à tarde e cooperação de diversos participantes.
Cultura é propósito na prática. Com essa frase, o mediador e coordenador de projetos pedagógicos e conselheiro da Rede Calábria Germano Passoello mediou a primeira parte do encontro, que enfatizou a importância da cultura na organização. “Nossa cultura é tradição, carisma e inovação e ciência”, defendeu Germano.
Na Rede Calábria, cultura está diretamente ligada à luz carismática do fundador São João Calábria, com vistas ao propósito de Acolher e Promover Vidas. O aux. de coordenação Wesley Antunes pontuou como exemplo da importância da cultura ao verificar que as próprias crianças atendidas incorporam as práticas, organizações e auxiliam no desenvolvimento das atividades. A cultura é um patrimônio da instituição.
A Pedagogia do Fazer une propostas e desafios inovadores para educadores e educandos na caminhada da aprendizagem e coloca o carisma e o propósito institucional de acolher vidas como centro das reflexões e projeção das atividades. Durante o encontro, ficou claro que educar pelo exemplo e proporcionar espaços de facilitação para a execução de atividades experienciais e lúdicas é um dos caminhos mais importantes para consolidar conceitos e novos aprendizados de forma significativa.
Durante a tarde, os participantes se envolveram em oficinas práticas para aprofundar e fixar os conhecimentos e reflexões geradas a partir da formação. O modelo pedagógico do “fazer” estimula uma constante lógica de aprendizado, autoaperfeiçoamento e partilha entre educador e educandos, transformando o espaço de ensino em um local de complexas relações de troca, facilitação do aprendizado e momentos lúdicos ricos em sentido e propósito.
Pensar e inovar práticas pedagógicas é um dos pilares das atividades da Rede Calábria. Com olhar atento às novas tendências educacionais, a equipe de profissionais realiza constantes formações de integração, partilha e reflexão para ser luz e vanguarda em ações que proponham métodos inovadores e eficientes para levar novos saberes e conhecimentos e experiências significativas em todos os projetos da Rede Calábria. Inovação e novos desafios fazem parte do carisma calabriano e garantem que possamos ser reservatórios e canais de momentos valiosos e marcantes na vida de todos que passam pelas atividades.