As crianças da Escola Vila Gaúcha desenvolvem neste período de isolamento social diferentes propostas sugeridas pela coordenação pedagógica, como forma de se distrair e manter o vínculo com a escola.
Uma das atividades sugeridas às famílias e crianças foi a contação da história ‘’Meu amigo Robô’’ escrito por Giselda Laporta Nicolelis. Após a contação foi solicitado a construção de um amigo Robô utilizando sucata e/ou material não estruturado, onde as crianças deveriam dar asas a sua imaginação.
Propostas que exigem das crianças estruturar seu próprio brinquedo permite que algumas funções cognitivas sejam estimuladas, pois para estruturar algo a criança precisa de organização, planejamento e criatividade.
Na Educação Infantil estas propostas são muito enriquecedoras, pois, além de estimular funções cognitivas, possibilita estreitar as relações familiares através do ato de contar e ouvir histórias e ajuda as crianças a explorarem melhor a criatividade e a imaginação, apresentando a elas um mundo de novas possibilidades.