Este é o segundo relato da série especial em colaboração com técnicos do Projeto Impulso Educativo para abordar pontos importantes desta ação educativa em benefício dos atendidos nos projetos sociais. O conteúdo foi dividido em quatro pontos e publicado ao longo de oito semanas para facilitar a compreensão do trabalho desenvolvido e dos impactos observados nas crianças.
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Os atendimentos realizados nos laboratórios de aprendizagens digitais (LAD) propõe a união entre o movimento com o corpo e atividades digitais embasadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), remontando os alicerces da pedagogia calabriana. O olhar atento da equipe de monitores começa já na acolhida, e acompanha as crianças até seus registros em caderno de época. Todo trabalho é feito com afeto.
As avaliações pedagógicas diagnósticas demonstraram, em fevereiro de 2022, que apenas 8% das crianças entre 6 e 9 anos tinham desempenhos satisfatórios na classificação de substantivos em gênero e número. A urgência deste dado fez com que a equipe trabalhasse no desenvolvimento cuidadoso das trilhas de aprendizagem e em outras estratégias de apoio pedagógico, a fim de causar impacto positivo nos beneficiários.
Ao final de 2022, a mesma competência foi contemplada em 57% das crianças da faixa-etária, reforçando a importância de estratégias como o CAMPE’s para a recuperação da defasagem desta população. Como diria São João Calábria “Encontrar caminhos é bom… Melhor ainda é abrirmos os caminhos”.
No corrente ano, a equipe técnica aposta na renovação do currículo de competências e propostas pedagógicas inovadoras para qualificação dos atendimentos, que ocorrem duas vezes por semana com cada uma das turmas contempladas