A equipe do projeto “Centros de Apoio, Mediação Pedagógica e Escolar (CAMPE’S)” divulgou seu relatório bimestral das atividades na última semana com dados que apontam uma melhora significativa no desempenho dos educandos em atividades abordadas no projeto. Confira o documento no link https://drive.google.com/file/d/1nf00ykqlXR-GMleL-rDbZgrNzFjWoquF/view?usp=sharing
O último relatório indicava uma defasagem escolar bastante alarmante, onde os educandos tinham dificuldades em temas básicos da língua portuguesa e matemática. Os avanços nos últimos dois meses impressionam e ressaltam a eficiência do método utilizado para impulsionar a educação dos participantes.
O Projeto CAMPE’S é dividido em alguns ciclos (faixas etárias). O aumento no desempenho dos educandos é notável em diversos tópicos. Um dos destaques é identificável no ciclo I (06 a 09 anos)). Onde 50% dos educandos já sabem classificar palavras quanto a gênero e número. Enquanto no último relatório apenas 8% conseguiam. Em temas transversais como cidadania também houve melhora neste ciclo. 22% sabiam seus direitos como cidadão nas trilhas pedagógicas percorridas. Agora 54% sabem dos seus direitos.
Um dos temas abordados que ajudam a compreender a dificuldade do aprendizado é o ambiente que envolve o educando após as atividades educativas. O relatório aponta que 43% dos atendidos dividem a casa com 4 a 13 pessoas. E 11% destes compartilham uma casa com 3 ou menos cômodos. A renda per capta (renda por pessoa na casa) também chama a atenção. Para 41% dos entrevistados a mãe é a única provedora do lar. E a renda por pessoa é inferior a R$ 165,00. A idade média do atendido no projeto é de 11 anos.
– Conclusão da segunda etapa de avaliações individuais trianguladas;
– Ampliação dos atendimentos individuais de apoio pedagógico por agrupamento de necessidades pedagógicas;
– Continuidade de articulação com escolas do território, sinalizações positivas de parcerias para levantamentos comparativos;
– Atualização de dados sociodemográficos junto às famílias para alinhamento de perfis e relatórios finais; – Viabilização de estratégia para otimização do acompanhamento dos resultados do projeto: Utilização de plataformas digitais com projeção gameficada para maior atratividade nos Laboratórios de Aprendizagem Digitais, além do acompanhamento de avanços informatizado e a avaliação imediata de resultados. Busca de serviços e parcerias. A equipe do projeto “Centros de Apoio, Mediação Pedagógica e Escolar (CAMPE’S)” divulgou seu relatório bimestral das atividades na última semana com dados que apontam uma melhora significativa no desempenho dos educandos em atividades abordadas no projeto. Confira o documento no link https://drive.google.com/file/d/1nf00ykqlXR-GMleL-rDbZgrNzFjWoquF/view?usp=sharing
A Rede Calábria em parceria com o Instituto JAMA iniciou o projeto piloto CAMPE’S, que vista favorecer atividades educativas para mitigar os impactos que as crianças e jovens tiveram durante o afastamento escolar na pandemia.
Os Centros de Apoio, Mediação Pedagógica e Escolar (CAMPE’S) tem como proposta trazer diversas estratégias de reforço educativo em vista a atenuar a defasagem escolar do público atendido que foi afetado pela paralisação dos estudos ou, até mesmo, do ensino remoto.
Esses centros vão funcionar nas unidades dos projetos sociais já existentes na Rede Calábria e devem operar como pólos de apoio às famílias e escolas, especialmente nesse contexto de pandemia, em que as unidades escolares estão fechadas e/ou encontram dificuldade para sua reabertura. As propostas serão inseridas de 6 a 10 horas semanais, divididas em dois dias da semana. Diversos profissionais da área da educação vão incorporar o projeto. Os atendidos serão educandos já inscritos nas atividades da Rede Calábria que participam.
O coordenador pedagógico da Rede Calábria Germano Passoello explica que são 40 competências a serem exploradas. E que os educandos podem escolher seu percurso formativo, com mediação e orientação dos educadores. “Eles mesmos (educandos) pautam sua aprendizagem. Eles podem fazer isso de forma bem individual, com seu equipamento, e no seu ritmo. As trilhas são muito plurais”, explicou.
No primeiro dia de atividades, representantes do Instituto Jama visitaram as unidades de atendimento CPIJ, Francisco Cipriani e Santa Teresinha, na Restinga, para conhecer de perto o projeto, profissionais e crianças atendidas. Os visitantes foram acolhidos por membros do conselho operacional e direção da Rede Calábria, que apresentaram também todo o atendimento das unidades e estrutura física.
A coordenadora executiva do Instituto Jama Adriana Lanzarini comentou que percebe como indiscutível procurar alternativas para incentivar o aprendizado e que ficou muito feliz com a velocidade e qualidade do projeto apresentado e executado. “Quem segue aqui não tem como não sair transformado. O instituto Jama está se redirecionando cada vez mais para projetos de impacto que possam gerar transformação na vida das crianças. Queremos abrir portas para que as crianças tenham oportunidades e uma vida cada vez melhor”.
Nossa gratidão ao parceiro Instituto Jama pela confiança neste projeto. Com certeza terá um impacto muito positivo na vida das crianças que tiveram suas vulnerabilidades educacionais agravadas pelo contexto da pandemia.