Esta é a próxima etapa da série de matérias abordando os seis direitos de aprendizagens propostos pela BNCC. Hoje, você vai conhecer mais sobre como o direito de PARTICIPAR é garantido nas escolas da Rede Calábria.
As crianças participam ativamente do planejamento da escola e das atividades cotidianas, com adultos e com as outras crianças. Mas como? A escolha das brincadeiras, de materiais e de ambientes auxiliam no desenvolvimento de diferentes linguagens e na elaboração do conhecimento. Isso prepara a criança para fazer escolhas, tomar decisões e posições, contribuindo com seu desenvolvimento e sua inteligência.
Se a inteligência está ligada à capacidade de decisão e de adaptar-se, a possibilidade de decidir situações dentro da escola, também estará auxiliando o seu desenvolvimento cognitivo. Confiar a participação ativa das crianças na escola, fará com que a criança perceba que é a parte mais importante dentro do processo de ensino-aprendizagem, resultando em mais autonomia e envolvimento das mesmas.
Participar de atividades que envolvam práticas corporais desenvolvendo autonomia para cuidar de si e também participar de decisões e ações relativas à organização do ambiente e definição de temas e materiais a serem usados em propostas lúdicas e artísticas são ações que garantem este direito.
Além disso, as crianças também participam de rodas de conversas, relatos de experiências, narração e contação de histórias, construção de narrativas, elaboração e representação de papéis de faz de conta, exploração de materiais portadores de leituras (encartes, jornais, revistas…) construindo diversas formas de organizar o pensamento.
Estes e os próximos direitos de aprendizagens só podem ser garantidos por meio das ações de ensino criadas e desenvolvidas pelos profissionais da Educação Infantil da Rede Calábria, de diferentes formas, possibilitando “evidenciar a progressão ocorrida durante o período observado, sem intenção de seleção, promoção ou classificação de crianças em ‘aptas’ e ‘não aptas’, ‘prontas’ ou ‘não prontas’, ‘maduras’ ou ‘imaturas’”, enxergando e estimulando a criança em sua totalidade a desenvolver suas potencialidades e se constituir como um ser pertencente a uma sociedade.
Percebe-se, portanto, a imensa importância da Educação Infantil no desenvolvimento do indivíduo, como a base mais profunda para a evolução de sua educação e crescimento como cidadão.