Quando se fala em Pedagogia Calabriana logo pensamos em espiritualidade, afeto, acolhimento, paz, espírito de família, escuta e é claro em nosso fundador Pe. São João Calábria que diariamente inspira as ações de todas as atividades.
Nesse sentido, a matéria traz alguns dos princípios e valores da Pedagogia Calabriana que norteiam as ações e propostas desenvolvidas com as crianças, famílias e comunidade nas escolas infantis da Rede Calábria.
A Pedagogia Calabriana está inserida no jeito de ser e agir das escolas infantis, onde a cada acolhimento às crianças e famílias são reconhecidas como únicas, sem distinção de raça, cor, religião, condição social, enfim, são acolhidas com segurança, afeto, ternura e atenção.
Todas essas propostas expressas nas trilhas de aprendizagem constituem uma importante parte da proposta pedagógica. Tal prática embasa as suas propostas metodológicas no alicerce da mística Calabriana que nos convida a refletir sobre a paternidade universal de Deus, expressa na frase “… Deus é Pai e somos todos irmãos”.
Uma espiritualidade que permeia toda a pedagogia Calabriana. Tal atitude pode ser descrita em cinco gestos que carregam em si todo o simbolismo do agir Calabriano: Enxergar (adentrar a realidade do outro), Inclinar-se/ Ouvir (colocar-se junto ao outro no mesmo nível), Sacudir suavemente (ajudar o despertar com gestos efetivos e acolhedores), Reconhecer (reconhecer no outro sua dignidade características, somos filhos de Deus, somo irmãos), Acolher (Na solidariedade de irmãos, integrar e trazer próximo).
Destes gestos e ações derivam nosso modo de pensar e agir pedagógico, que preconiza o investimento na pessoa humana e busca despertar o desejo pelo saber e pelo aprender, em uma perspectiva crítica e problematizadora, que visa a promoção de caminhos para que a pessoa seja sujeito e construa sua autonomia e cidadania.
Estar próximo, colocar-se junto, são ações fundamentais desenvolvidas diariamente nas escolas infantis. A partir da atenção e escuta ativa durante as propostas desenvolvidas, as educadoras proporcionam para as crianças um ambiente educativo e rico em situações de aprendizagens, onde além de perceberem as vivências individuais de cada um, também promovem o protagonismo, interações entre os pares, com o meio e com os adultos atuantes no processo de cuidar e educar, partindo de um olhar atento, acolhedor e cuidadoso às manifestações, interesses e curiosidades.
O ato de acolher promovendo vidas impulsiona a estar sempre atento às vulnerabilidades sociais dos atendidos. Neste sentido a busca por novas estratégias é constante e uma delas é incluir as famílias nas propostas fazendo com que os mesmos se sintam pertencentes ao ambiente escolar, caminhando juntos para uma sociedade mais justa e fraterna.
Quer saber mais das escolas infantis? Acesse: https://calabria.com.br/escolas-infantis/