Porto Alegre, 27 de novembro de 2020
Palavra da escola – “Acerca dos desafios encontrados no cotidiano de cada educando, nós da Escola Tia Beth buscamos encontrar no dia a dia e em cada olhar dos nossos pequenos novas possibilidades de expandir a aprendizagem dos mesmos através do cotidiano escolar, apresentando propostas que sejam significativas para internalizar e potencializar o conhecimento de cada um”
De uma forma lúdica as educadoras proporcionaram aos educandos do Maternal uma atividade diferenciada de pintura, que foi colorir estourando o balão com tinta guache e um pouco de água dentro, preso ao papel pardo disposto no pátio no sentido vertical. Cada educando teve a oportunidade de escolher um balão para estourar com o auxílio do palito de churrasquinho. A atividade tornou-se uma divertida brincadeira de descoberta de cores que deixou como registro um belo painel de cores.
Explorando as características físicas de cada um e integrando o tema da Consciência Negra, os educandos do Jardim A participaram da hora do conto com a história ” As bonecas da vovó “. O conto fala sobree uma avó que fez bonecas negras para as suas netas negras e as pessoas gostaram tanto que ela montou uma fábrica e bonecas negras, pois onde moravam não existia bonecas dessa cor. Os educandos envolveram-se na proposta com o projeto do mês “Eu sou assim e o meu amigo é diferente”, onde discutiram e vivenciaram as diferenças físicas de cada um e conheceram um sr. cadeirante que explicou os desafios que encontra do seu cotidiano por ser diferente.
Com a ajuda dos familiares a turma do Jardim B, foram reunidas para a escola alguns elementos da natureza e com os mesmos foram realizados uma exploração através de desenhos e pintura. Os educandos criaram desenhos utilizando elementos da natureza como concha, sementes, areia, pedras, folhas entre outros. Com as folhas secas, confeccionaram pincéis e exploraram a imaginação e resgataram a simplicidade de poder expressar-se através desses.