Nesta semana, o ecossistema da Escola Startup, no bairro Bom Jesus, abriu as portas para jovens da comunidade em uma programação especial de oficinas de Gastronomia, Inteligência Artificial e Design. O segundo encontro aconteceu hoje (10/09), e o ciclo será concluído na próxima sexta-feira, 12 de setembro, com a última oficina prevista.
Com convite aberto para adolescentes de 15 a 18 anos, os participantes puderam circular entre as diferentes atividades, experimentando a prática em áreas diversas. Na gastronomia, aprenderam a preparar pratos internacionais; no design, trabalharam criação gráfica; e na inteligência artificial, desenvolveram aplicativos e soluções digitais.
.
.
O jovem Gabriel, de 14 anos, contou que foi a primeira vez que participou de uma atividade como essa: “Nunca tinha feito atividades desse tipo e fiquei muito feliz em aprender a preparar massa italiana.” Já Emilly, 17 anos, inscrita no projeto, destacou a expectativa para o início oficial das atividades: “Essas oficinas trouxeram coisas que eu nem imaginava. Aprendi muitas novidades e estou ansiosa para o início do projeto.”
.
.
As oficinas fazem parte da estratégia de lançamento da segunda temporada do projeto FoodMakers, que busca aproximar os jovens da prática empreendedora e criativa. O Projeto Escola Startup é uma iniciativa gratuita da Rede Calábria que chega à sua 2ª edição oferecendo duas modalidades: Desenvolvimento de Games (GameForge) e Gastronomia (FoodMakers). Com duração de 12 a 24 meses, a proposta combina mentorias, laboratórios e oficinas para promover transformação social e oportunidades de futuro para jovens, especialmente das comunidades Bom Jesus e Farrapos.
.
.
Mais do que a transmissão de técnicas, cada oficina carrega também a missão de fortalecer a autoestima, despertar talentos e incentivar o protagonismo juvenil. Inspirada nos ensinamentos de São João Calábria, a Rede reafirma sua vocação de educar com amor, solidariedade e confiança no potencial de cada criança e adolescente.