As educadoras do Trabalho Educativo Informática e Lanches – módulo básico relações humanas, Tábata e Verônica mediaram um dia de jogos bem diferentes para todos os educandos do Projeto Verão.
Os educadores explicam estes tipos de jogos são dinâmicas em grupos que promovem a cooperação, o espírito de equipe e a ajuda mútua entre os integrantes dos times. O intuito é ajudar a criar cultura de parceria, em que as pessoas não participam para ganhar, mas sim por todo o processo que leva à meta comum.
O objetivo é fazer com que os colegas se vejam como aliados, não adversários, e que o papel de todos é essencial para a vitória. Nesse sentido, muitos dos jogos cooperativos sequer têm como resultado final uma pessoa ou equipe vencedora. É comum que apenas o processo do jogo seja o foco.
Os educandos participaram de dinâmicas como: “A rede da confiança”, onde o grupo tinha que fazer uma rede de barbante forte o suficiente para sustentar um colega deitado e “A caneta na garrafa”, que tem como objetivo colocar a caneta presa apenas por barbantes na cintura dos participantes dentro da boca da garrafa. Essas atividades servem para promover a empatia, paciência, criatividade e confiança.