É com pesar que a Rede Calábria informa o falecimento do amigo e benfeitor da Obra Calabriana Adelmo Souza dos Santos, que partiu na noite do dia 26/04/2020 em vista de complicações pela Covid-19. Adelmo é um dos idealizadores do Jantar Solidário, tendo participado ativamente como protagonista em todas as edições do evento. O voluntário acreditava na Providência e em fazer o mundo um lugar melhor para todos. Suas ações beneficiaram muitas pessoas. Sempre acreditava que era possível fazer mais e seus gestos servem de inspiração para muitos.
Formado em direito e filosofia, Adelmo tinha 40 anos. Deixa uma filha de um ano e sua esposa. No tempo livre, Adelmo se dedicava, ainda, a cuidar da horta da unidade Ângela Foschio como voluntário, trabalho que fazia com muito carinho. Por algum tempo, Adelmo também foi religioso Pobre Servo, onde cultivou grande devoção por São João Calábria e Santa Paulina.
Mais do que valores financeiros, o Jantar Solidário é um evento que une esforços de voluntários, amigos e parceiros em uma rede do bem. Uma oportunidade única e singular de “temperar” a vida com ações de caridade, que impactam diretamente dezenas de pessoas todos os anos desde sua criação. A ação beneficente traduz os valores calabrianos de amor, fraternidade e olhar para quem mais precisa.
Relembrar é viver. E vamos relembrar neste texto ações importantes realizadas pelo evento beneficente, que em 07 edições já arrecadou mais de cem mil reais para apoiar atividades sociais e de educação do Centro de Promoção da Infância e da Juventude (CPIJ) e CIJ Monteiro Lobato, ambas localizadas no bairro Restinga em Porto Alegre.
Há 8 anos, Francisco Rossal de Araújo, Desembargador do TRT-4 (Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, Rio Grande do Sul) e Professor titular da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), promove o Jantar Solidário junto a um grupo de voluntários, dentre os quais estão estudantes de Direito da UFRGS.
Os alunos da faculdade Adelmo e Dolores foram os responsáveis por propor ao professor que pensassem juntos um projeto de arrecadação de recursos para as duas instituições que atendem crianças e adolescentes no turno inverso ao da escola. Francisco Rossal então teve a ideia do Jantar Solidário. “Vamos organizar um jantar. Eu penso um cardápio e o preparo. Vocês cuidam do restante. Tudo o que for arrecadado, será dividido igualmente entre CPIJ e Monteiro”, afirmou empolgado o professor.
Com os valores arrecadados, diversos investimentos foram viabilizados como a compra de colchonetes para escolas infantis, construção do palco cultural para apresentações da quadra do CPIJ, complemento para a aquisição de terreno na escola Tia Beth, apoio à reforma na quadra da Unidade Francisco Cipriani. Os recursos também fizeram a diferença para projetos e ações no CIJ Monteiro Lobato ao longo destes sete anos. Além de tantas outras ações do bem que impactaram diretamente dezenas de famílias atendidas pela Rede Calábria.
Expressamos nossos sentimentos à família e amigos. E agradecemos pelo dom de ter partilhado e vivido lindos momentos juntos. Com certeza Deus tem um lugar especial para nosso amigo Adelmo, que continuará inspirando e protegendo a tudo que acreditava.
“[…] Tudo é grande quando feito para Deus, e as pequenas regras, as pequenas obediências, não escapam aos olhos do Pai Celeste, que nos vê com olhar de carinho especial naquilo que se faz por seu amor. […] E que conforto vão ter no leito de morte. O conforto e a certeza que vão passar do leito de seus últimos momentos para o gáudio imenso do céu durante toda a bem-aventurada eternidade.” – São João Calábria