Na tarde de sábado (6), crianças, adolescentes atendidos pela Rede Calábria e seus familiares aguardavam com entusiasmo a abertura dos portões do Centro de Promoção da Infância e da Juventude (CPIJ). O momento tão esperado era a tradicional Celebração de Natal que, em 2025, trouxe como inspiração o tema “Estrelas da Esperança”. Nem mesmo o calor intenso desanimou os mais de 400 participantes, que viveram um encontro marcado por sorrisos e com muito brilho nos olhos.
As apresentações encantaram o público com dança, teatro, Karatê e exposições artísticas dos educandos, um verdadeiro testemunho de talento e dedicação. Também houve espaço para agradecimentos e homenagens a São João Calábria e à Divina Providência, que nos sustenta e inspira a seguir adiante, com coragem e alegria na missão.





A tarde foi repleta de abraços, gargalhadas e muita ternura. A condução ficou por conta de Vivian Knevitz, coordenadora do Programa Construindo Futuros, acompanhada dos personagens Cindy Lou e o divertido Grinch, que arrancou risadas do público com suas tentativas, sempre frustradas, de acabar com o Natal. Entre uma apresentação e outra, brindes eram sorteados, elevando ainda mais a empolgação e celebrando, com simplicidade e afeto, o espírito natalino.
Aberto à comunidade, o evento mobilizou toda a equipe do CPIJ, unida pelo propósito de cultivar esperança, a convivência fraterna e celebrar junto das crianças e suas famílias. A programação variada incentivou o protagonismo dos educandos, que brilharam em performances culturais de canto, dança, artes cênicas e visuais.

A decoração foi cuidadosamente inspirada na temática institucional de 2025 da rede, cujo propósito inspirador é “ser peregrinos da esperança para iluminar caminhos”. Essa é a frase que corresponde ao cenário desejado para 2026 e que direcionará os trabalhos da instituição, onde a “esperança” não é sobre passividade, mas sim ressignificada no verbo “esperançar” e que exprime o agir com confiança ao espalhar boas sementes pelo mundo.
Para Niele Pasteletto, coordenadora pedagógica do CPIJ, a proposta tem profundo significado: “Cada uma das nossas crianças é uma estrelinha, é a esperança de um mundo melhor”, afirma. Ela enfatiza que o momento é para que elas sejam valorizadas, tenham protagonismo, se percebam importantes e para que suas famílias também se sintam acolhidas.


Mais do que uma festa, a celebração foi um momento de renovação e de esperança em um mundo mais justo, trazendo pertencimento, e nos lembrando que a obra de São João Calábria segue viva no compromisso diário de acolher promovendo vidas com dignidade e amor.





