No dia 15 deste mês a Escola Startup recebeu uma visita muito motivadora e que tem tudo a ver com a proposta do projeto. Maíra Rebonatto Martini, proprietária e fundadora da Caju- Cozinha Independente, dedicou o dia para compartilhar sua experiência com os educandos educandos.
Na palestra, Maíra contou um pouco sobre sua história de vida, o amor que tem por cozinhar e por transmitir esse sentimento através da comida simples. Através dessa paixão que ela criou a Caju, que tem como foco o veganismo, orgânico, artesanal, versátil e retornável.
Junto com a palestrante veio seu amigo e orientador, Daniel Silva, que colaborou com seu conhecimento e experiência no planejamento financeiro organizacional, mostrando na prática e exemplificando questões de finanças para os educandos Maíra e Daniel vieram mostrar aos atendidos que é possível ter seu próprio negócio partindo de um sonho, com força de vontade, simplicidade e carregado de propósito e significado.
“A nossa Obra recebeu da Providência como seu fim primário justamente o cuidado da juventude” – São João Calábria.
A Rede Calábria, em parceria com empresas do setor privado e administração pública de Porto Alegrelançou o início das atividades da Escola StartUp – Season 1: Food Makers. O projeto terá atuação no bairro Bom Jesus com até 100 vagas para alunos entre 15 a 18 anos.
A primeira edição da iniciativa trará aulas com foco no desenvolvimento de competências empreendedoras e de inovação no ramo da gastronomia. O principal desafio dos educadores e alunos será viabilizar de forma prática um negócio empreendedor no ramo alimentício em até 12 meses.
Mais informações no site https://calabria.com.br/escola-startup-home/. As inscrições estão disponíveis em https://forms.gle/awRu6eJesFbJu65w9. Siga @redecalabria no Instagram e Facebook e ative notificações do site.
Os alunos serão divididos em 16 times e terão à disposição laboratórios equipados para abordar temas como tecnologia, mídias sociais, gastronomia, empreendedorismo e inovação. Além de professores capacitados para facilitar a aprendizagem e mediar o percurso formativo.
Projetos deste gênero são especialmente relevantes quando observamos que no segundo trimestre de 2021 apenas 6,8% dos jovens entre 18 e 24 anos são empreendedores, segundo estudo realizado pelo Sebrae1.
O modelo da Escola Startup é inovador não apenas por suas concepções pedagógicas ou objetos de aprendizagem, mas também pelo modelo de interação com a sociedade oferecida aos alunos. Estes, ainda, serão responsáveis por realizar pesquisas de mercado, produtos e crowdfunding para suas ideias. Ao final do projeto, as três melhores iniciativas empreendedoras poderão ser premiadas com até R$ 30 mil reais para iniciar a empresa na prática.
Empresas e investidores sociais também podem deixar sua marca no projeto e colaborar com a transformação de milhares de histórias, que serão impactadas por este projeto inovador.
É possível conhecer formas de ajudar na página https://calabria.com.br/escola-startup-como-ajudar/. Apoio ao nosso projeto no fundo municipal da criança ou doações financeiras via PIX, depósito, transferência e outros métodos são algumas das possibilidades disponíveis.
Parceiros fazem toda a diferença e colaboram para transformar sonhos em realidade. Que a Divina Providência siga abençoando estas parcerias frutuosas para acolher e promover vidas.
Nada seria possível sem a ajuda dos parceiros e amigos da Rede Calábria. Por isso, é importante lembrarmos dos nossos patrocinadores Móveis Madesa, Instituto Lojas Renner e Funcriança. Gratidão também aos co-realizadores uMov.me, TECNOPUC, Cozinhe.me, Cumbuca Food Hub e Share. Além dos nossos cumprimentos aos apoiadores PACTO Alegre, Founder Institute, CRODA, Conquer e Aliança para Inovação.
1. De acordo com o estudo Empreendedorismo Jovem no Brasil, realizado pelo Sebrae com base em dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC) do IBGE.