Montagens, edições e manipulações de imagens são as principais possibilidades do software Photoshop. Os educandos do Design de Multimídias realizaram diversas atividades com o propósito de aprender, na prática, a utilização do programa. Ajustes na imagem, recortes e montagens foram algumas das cenas retratadas nas imagens dos educandos.
Uma das tarefas foi baseada na obra chamada “Os 30 Valérios”, do brasileiro Valério Vieira, que em 1904, criou uma curiosa e bem-humorada fotomontagem. Na imagem, Valério retratou a apresentação de uma orquestra, onde todos os músicos, além da plateia, dos garçons, do busto em cima do móvel e dos quadros pendurados na parede, são retratos do próprio fotógrafo. Ao todo, são 30 imagens de Valério Vieira. Vale lembrar que, na época, não haviam recursos tecnológicos sofisticados como o Photoshop. O trabalho foi totalmente manual e analógico.
Para a atividade dos jovens, a ideia era utilizar a mesma lógica e reproduzir a si mesmo diversas vezes e, com a ajuda do Photoshop, recriar (ou criar) uma cena divertida. Para o educador Tiago D Dias a proposta é trazer a história como referência das criações atuais. “A obra dos 30 Valérios é uma combinação de dois gêneros da fotografia: o retrato e a fotomontagem. É um marco na história da fotografia brasileira e mundial. É importante que os jovens saibam que é possível fazer coisas criativas e surpreendentes usando a imaginação”, comentou.