Em agosto, as atividades da Rede Calábria entram em sintonia para realizar e mediar propostas que chamam a atenção dos beneficiários para projeto de vida e futuro no mundo do trabalho. A inspiração é o tema vocação, que traz consigo elementos simbólicos e filosóficos para despertar nas pessoas uma autorreflexão sobre suas aspirações pessoais para o mundo do trabalho, atividades que aprecia desenvolver e a vida no futuro.
Neste ritmo de desenvolvimento pessoal integral, houve várias atividades de destaque neste mês, que envolveram produções audiovisuais, fortalecimento da dimensão espiritual, reconhecimento do mundo do trabalho e diferentes profissões da sociedade. É um momento oportuno para o desenvolvimento dos atendidos, capacitando-os para o planejamento do seu próprio futuro.
Motivados pelo mês das vocações, educandos da Unidade Sta. Teresinha exploraram comunicação visual, arte e criatividade em uma proposta que trouxe como desafio e inspiração conhecer mais sobre o mundo da fotografia. Os beneficiários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos pesquisaram sobre os fotógrafos de rua, que registram momentos importantes da história e da vida das pessoas em locais públicos e bastante movimentados nas diversas cidades do mundo.
A valorização dos artistas urbanos ressalta como transformavam espaços cinzentos em galerias a céu aberto, preenchendo a paisagem urbana com cores e mensagens marcantes, enriquecendo a cultura visual das cidades. Apreciar essa profissão é reconhecer a riqueza cultural e social, mantendo vivas manifestações artísticas e a conexão com o passado. A continuidade do projeto levou os educandos a construírem suas próprias câmeras mágicas com materiais recicláveis, explorando a evolução da tecnologia fotográfica.
Eles se conectaram com os fotógrafos do passado, compreendendo como transmitiam mensagens e arte ao público por meio das lentes. A atividade desenvolveu habilidades práticas e criativas, gerando realização ao construírem algo tangível. Ao longo dessas experiências, os educandos se envolveram com a história, a arte e a tecnologia, conectando-se com a proposta e seu ambiente. O projeto proporcionou aprendizados profundos, incentivando a valorização da comunicação visual, da arte urbana e da importância de preservar as manifestações culturais ao longo do tempo.
Já os beneficiários do Núcleo São João Calábria vivenciaram uma profunda reflexão sobre as profissões relacionadas à engenharia e arquitetura. Os atendidos realizaram pesquisas e foram introduzidos a estas profissões tão importantes para o crescimento da sociedade.
Inspirados por estes assuntos, dedicaram grande esforço em produzir maquetes retratando seus bairros, casas ou locais que admiram e gostam de frequentar. Foi uma proposta que trouxe aprendizado sobre manualidades, integração, criatividade e fixação de conhecimentos.
Os educandos puderam testar as suas habilidades como futuros engenheiros ou educadores ambientais, realizando a construção do seu projeto do bairro. Por meio de maquetes, é possível visualizar detalhes como texturas, cores, proporções e formas, permitindo uma compreensão mais clara do projeto final.
Nesse contexto, este trabalho se coloca como uma contribuição para a melhoria do ensino-aprendizagem por meio do estímulo ao desenvolvimento da percepção espacial dos educandos, além de fortalecer o trabalho em equipe.