Para a exposição na 1º Mostra de Trabalhos, a turma de educandos do Lanches Rápidos sob orientação dos educadores Laís e Jorge produziram uma maquete da horta do Calábria. Para criar a maquete foi preciso observar diversas vezes a horta, planejar a entrada, a posição dos canteiros, do pomar e da compostagem e definir os materiais mais viáveis.
Para tanto os educandos tiveram que desenvolver o senso de colaboração, a criatividade e a responsabilidade com vistas ao prazo para apresentação na mostra. Como síntese geral da função e do bem-estar proporcionado pela horta foi elaborada uma mini-apresentação:
Segundo a educadora Laís a horta do Calábria é um laboratório didático, uma extensão da sala de aula, que além de colocar os educandos em contato com a natureza promove seu engajamento na manutenção do espaço.
“Uma horta exige: regar, colocar novas mudas, capinar, preparar novos canteiros até chegar ao período de colheita. Uma parte dela também é destinada para o desenvolvimento da técnica de compostagem, assim os educandos descobrem que o lixo orgânico pode ser reaproveitado e transformado em adubo”, lembra Laís.