Cada estação do ano traz desafios, ensinamentos e presentes… É preciso reaprender a valorizar os ritmos da natureza. Neste sentido lúdico, sobreviver ao inverno sempre foi um grande desafio para os seres humanos. A escassez de alimento, o clima hostil, os dias mais curtos… Desde as antigas tradições, a chegada da primavera descortina a vida que esteve introspectiva durante o inverno.
Inspirados nos Celtas, povo que originalmente habitava a Europa central, os educandos do Núcleo Santa Dulce da Rede Calábria, em parceria com a Fundação de Assistência Social e Cidadania, se preparam para a chegada da nova estação: a primavera. Com coroas de cipós, enfeitadas com fitas, folhas e flores, os educandos se enfeitam para a festa de primavera. Com pedaços de madeira, preparam presentes para embelezar a comunidade onde habitam.
As placas com os nomes das ruas, foram confeccionadas pelas crianças utilizando madeiras recicladas. Cada um lixou, pintou e escreveu o nome de uma rua da comunidade com o auxílio da educadora. A atividade proporcionou aos educandos espalhar a alegria e beleza da primavera.
A proposta também favoreceu a abordagem do letramento a partir de uma vivência divertida, que envolveu muita arte e pintura com spray, técnica que já havia sido sugerida pelas crianças anteriormente. Cuidar do lugar onde se mora enraíza nos educandos o orgulho pelo espaço morado e amor pela terra que cuida dos seres humanos, pessoas orgulhosas de suas raízes criam galhos fortes e frutos doces que são divididos com toda a sociedade.