“Já chegou o Outono, a segunda estação! ” Expansão e contração, em sala tudo tem um ritmo e com a atividade de época não é diferente! Na unidade Francisco Cipriani, a turma Amizade do E.I. vem descobrindo a magia do outono ao longo do mês de maio, com diversas atividades voltadas para o contato com a natureza e seu uso como inspiração para obras de artes belíssimas.
Em momento destaque, instigados pelo ritmo do mês, a poesia ritmada “Sopra Outono”, cada educando após a vivência foi convidado a criar uma releitura do poema. Exploraram ao máximo a inteligência estético artística, utilizando tinta guache, pincéis e também os dedos. Deram imagens para as palavras do poema, hoje já decorado pela turma.
No primeiro momento a educadora Ivânia Oliveira declamou o poema e os educandos o repetiram, no momento seguinte, o texto foi declamado em sintonia e com o poema já sintonizado, movimentos foram acrescentados. Logo, quando foi proposto dar imagens ao que a turma já vinha experienciado, eles ficaram empolgados e curiosos.
A atividade despertou o lado sensível de cada educando. Despertou o respeito com os ciclos da natureza, ressaltou elementos de cada estação do ano e proporcionou um momento de escuta com sentido e atenção. Essas características se fizeram presentes na produção das obras, onde evidenciaram as partes mais ritmadas, animadas ou nas quais a voz era elevada.
Todos queriam inserir mais e mais representações e a obra nunca estava completa, a cada minuto um educando resgatava sua obra até então finalizada para acrescentar alguma parte que “ficou de fora”. Foi uma manhã e tarde proveitosa e rica, os educandos não se continham, a todo momento criando suas obras e espiando as obras dos colegas, para saber se estava igual ao poema! Ao fim do dia, cada obra ganhou seu espaço no varal da sala e todos apreciaram suas criações.