Hoje (13) foi um dia muito especial para os educandos da Unidade CPIJ e colaboradores, pois puderam prestigiar a apresentação cultural e científica das produções do Trabalho Educativo da Unidade. Educandos e educadores mostram os principais projetos e atividades desenvolvidas durante os últimos quatro meses. Foi um show de ciências e cultura, que trouxe como carros-chefes o protagonismo e o trabalho em equipe.
Um dos destaques do Trabalho Educativo de robótica foi o desenvolvimento de um sistema automático para regar as plantas. Os alunos, com orientação do educador Dionatan, programaram um sistema que identifica a umidade do solo e é capaz de enviar água automaticamente para o canteiro.
Mas as novidades não param por aí. Logo na chegada da sala de aula os visitantes já são surpreendidos com um “dispenser” automático de álcool em gel. Um senso detecta a mão e libera a medida de álcool automaticamente.
Os educandos Vinicius e Samuel, ambos de 14 anos, explicam com propriedade todo o sistema. E afirmaram que pretendem dar passos ambiciosos para implementar a tecnologia para qualificar a automação da plantação orgânica de alimentos.
O educador do módulo de informática/Projeto de Vida Alexandre e seus educandos apresentaram seus trabalhos no Pacote Office e recursos da informática, que trouxeram temas como projeto de vida, mercado de trabalho, economia e outros assuntos muito importantes para o futuro.
Foi um valioso momento de partilha e projeto de vida. Onde todos os espectadores puderam refletir sobre as melhores decisões para se tomar na vida e observar que é possível aliar tecnologia com organização pessoal e profissional.
No ateliê de artes mediado pelo educador Deivisom os alunos mostraram lindas e verdadeiras obras de arte. Pinturas e telas que expressam muita personalidade, temas abordados nas atividades e criatividade.
Muitos atendidos ficaram fascinados pela qualidade e técnica aplicada às pinturas. Os temas são variados e remetem a igualdade, cidadania, amor, fraternidade e valores humanos. Importante lembrar que a turminha das artes já fez até mesmo uma intervenção em outra unidade da Rede Calábria, deixando-a ainda mais bonita.
Por último, mas não menos importante, um dos destaques da mostra de trabalhos foi a apresentação cultural com a peça teatral Que Horas São, da Rede Calábria e projeto (EM)CENA.
Com orientação da educadora Patrícia, os alunos deram um verdadeiro show de protagonismo e desenvoltura. Os espectadores ficaram tocados com a profundidade da apresentação. Um dos atores, o educando Henriel, de 17 anos, revelou que graças à peça pode melhorar sua dicção e oratória. Perdeu a vergonha ao falar em público e ganhou muitas novas amizades.
Já a Halana, de 15 anos, explicou que a peça é fruto de uma caminhada de 4 meses de muito trabalho. E que cooperação e trabalho em equipe são os principais “ingredientes” para o sucesso da peça.
Amanhã (14/12) os alunos vão apresentar novamente sua peça no Salão Paroquial N. Sra. Da misericórdia, às 18h. Entrada franca.
Parabéns a todos os educandos e educadores por este momento especial e marcante na vida de todos. Mais uma etapa de sucesso que demonstra a qualidade do trabalho realizado e oportuniza aos educandos se enxergarem como protagonistas das suas vidas. Que a Divina Providência siga abençoando a todos em um caminho repleto de luz e muitas outras mostras de sucesso.