Educandos do curso de mecânica automotiva identificaram e apresentaram as principais peças do motor veicular para a turma em atividade realizada ao ar livre.
De acordo com o Educador Deivid Queiroz Nunes, o propósito do motor automotivo é transformar combustível em energia capaz de gerar movimento nas rodas. O motor é conhecido como máquina térmica, de combustão interna ou explosão. O processo inicia quando a combustível queima dentro do motor, gerando movimento.
O educador propôs a seguinte reflexão: “Todos os dias você se desloca até o Calábria de transporte público ou carro. Ou você liga o seu carro, dirige da sua casa ao trabalho, sai para passear e faz tantas outras atividades com o seu automóvel. Mas você sabe, afinal, como ele funciona? Quais são as principais peças do motor do carro e a função de cada uma? Então hoje vocês vão apresentar as peças de acordo com o que já aprenderam nas aulas teóricas.
A aluna Gabriela Rodrigues Lauffer Maria explicou que o motor se divide em três partes fixas e destacou detalhes importantes de cada um deles:
Cabeçote: nele estão situadas as válvulas, o eixo de comando de válvulas, a câmara de explosão e as velas de ignição.
Bloco: é a parte mais pesada do motor. Nele estão alojados os cilindros, onde a mistura de ar combustível é admitida, comprimida e queimada.
Cárter: é uma peça que fica na parte de baixo do motor e serve como reservatório de óleo.
O aluno Lucas Fonseca, explicou quais são as peças móveis do motor e como funciona reciprocamente. “As peças móveis são aquelas que se movimentam no interior do bloco, impulsionadas pela explosão da mistura de ar e combustível dentro dos cilindros. E acrescentou:
Êmbolo ou pistão – peça acoplada à biela e que se desloca no interior do cilindro;
Pino de êmbolo – sua função é ligar o pistão à biela;
Biela – liga o pistão à árvore de manivelas ou virabrequim;
Virabrequim ou árvore de manivelas – coordena os tempos do motor e é ligada ao volante do motor;
Volante – peça que liga o motor ao sistema de transmissão”.
1. Estar sempre atento ao marcador de temperatura do painel (parece óbvio, mas muitos não sabem que essa ferramenta existe).
2. Verificar uma vez por semana o nível do líquido no reservatório de expansão, sempre com o motor frio, e completar o líquido se estiver faltando de acordo com o nível que geralmente está especificado no reservatório.
3. Apesar da gentileza do frentista, não o deixe abrir o reservatório ou radiador com o motor quente e nem completar com água fria toda vez que for abastecer. Além de riscos de queimadura, isso pode danificar o sistema.
4. Trocar o líquido de arrefecimento a cada 30.000 km. Assim como o óleo do motor, o líquido perde suas características com o tempo e uso. É necessário a troca, pois, desse modo, o motor economiza combustível, atinge potência máxima, emite menos poluentes e reduzem-se o atrito e desgastes prematuros.
5. Verificar os componentes do sistema quando da troca do líquido realizar a manutenção preventiva do sistema, verificar em que condições estão os componentes e, caso estejam com mau funcionamento providenciar a troca. Estudos provam que a manutenção preventiva reduz drasticamente as despesas com um veículo.