“Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações” é o último campo de experiência da BNCC abordado durante as últimas semanas na educação infantil. O tema abrange conteúdo da matemática e das ciências, explora de modo mais natural e lúdico o espaço e o tempo para melhor percepção e aprendizagem das crianças.
Esse campo promove interações e brincadeiras nas quais a criança pode observar, manipular objetos, explorar seu entorno, levantar hipóteses, testar e buscar respostas às suas curiosidades e indagações. Tudo isso amplia o mundo físico e sociocultural da criança, desenvolve a sensibilidade, além de incentivar um agir lúdico e um olhar poético e teórico sobre o mundo, sobre as pessoas e as coisas nele existentes.
Se considerar a Educação Infantil como um espaço onde a curiosidade das crianças sobre o mundo físico e social é a chave que abre as portas de processos investigativos, é possível oportunizar a construção por elas de noções, comparações, teorias e hipóteses. Pode-se ajudar a construir explicações, conforme sua percepção, seus gestos, sentimentos, intuições, seus motivos e sentidos pessoais nas respostas que elaboram.