Dentre as postagens realizadas, foram abordados alguns dos campos de experiência que norteiam a proposta pedagógica das escolas infantis da Rede Calábria como: “O eu, o outro e o nós”, “Corpo, gestos e movimentos”, “Traços, sons, cores e formas”, desta vez, o campo é a “Escuta, fala, pensamento e imaginação” trazendo, também, exemplos de atividades que as crianças vivenciam nas escolas.
Esse campo promove situações de fala e escuta, em que as crianças participam da cultura oral (contação de histórias, descrição, conversas…). Também envolve a imersão na cultura escrita, partindo do que as crianças conhecem e de suas curiosidades, oferecendo o contato com livros e gêneros literários para, intencionalmente, desenvolver o gosto pela leitura e introduzir a compreensão da escrita como representatividade gráfica.
Por meio de atividades que priorizam a expressão de ideias, a argumentação, o relato temporal e o desenvolvimento de diferentes linguagens onde a criança é imersa na cultura escrita e oral, estimulando e ampliando sua imaginação e formas de pensar e conhecer o mundo.
Para que esse processo seja proveitoso, tanto para a criança quanto para a escola, o ponto de partida das atividades deve ser o conhecimento prévio das crianças e suas curiosidades sobre o mundo.
Permitindo que a criança dê sua opinião e expresse seus desejos, bem como por meio de atividades de desenho, colagens e jogos. Quando uma criança não quer participar de uma atividade, permitimos a ela explicar o porquê. Mas é de fato importante permitir que a criança diga porque não quer participar de algo. Quando há possibilidade de escolha de livros para leitura, permitimos que a criança escolha o que mais gosta.
A leitura deve ser incentivada desde cedo e se a criança tiver a liberdade de poder escolher quais livros gostaria de ler, a atividade torna-se sempre mais prazerosa a ela. Estimulamos, inclusive, o recontar de histórias, o que permite a criança contar algo que leu com as suas palavras e do seu jeito. Importante reforçar que os campos de experiências não têm caráter de currículo para a Educação Infantil, e que as atividades fazem parte de todos os momentos do cotidiano escolar.