Gestores e coordenadores de projetos da Rede Calábria participaram hoje,18, de uma formação sobre Diversidade, Equidade e Inclusão. O encontro foi realizado no Salão de Atos da Unidade CEPSJ Calábria e trouxe em destaque momentos de espiritualidade, integração e profunda reflexão sobre respeito às pessoas e valores do carisma calabriano.
.
Para mediar este encontro de formação, a equipe de pastoral realizou atividades lúdicas e de integração e Padre Gustavo Bonassi, diretor-geral da Rede Calábria, preparou uma apresentação que trouxe como base fundamental a biografia do fundador São João Calábria. A história de vida de Padre Calábria permite entender na prática diversos valores e atitudes no campo da diversidade, equidade e inclusão.
Respeitar as pessoas, enxergando-as como irmãos e irmãs, é um valor intrínseco à Obra calabriana e esse jeito de ser e viver repercute em todos os níveis da organização. Padre Gustavo ressaltou que o respeito à diversidade das pessoas não é um tema para ser pensado apenas no outro, pois a vida é diversidade. Não é uma “moda” a ser inventada. É algo concreto, que deve ser vivido.
“O medo do diferente é alimentado por uma série de preconceitos e prejulgamentos que desumanizam sem, entretanto, conhecer” – Padre Gustavo.
.
Mais do que igualdade, é preciso olhar para o conceito de equidade. Nem sempre com igualdade podemos promover as pessoas a alcançar as mesmas oportunidades. Cada ser humano é único e tem capacidades distintas. Assim, entender o sentido de equidade significa compreender que cada pessoa necessita de um cuidado personalizado, de uma atenção diferenciada, que lhe permita desfrutar das mesmas condições que os demais.
“A distinção entre equidade e igualdade é fundamental para respeitar verdadeiramente as diversidades e, de fato, ser inclusivo”, explicou Padre Gustavo. De modo muito próprio, ajudou a explicar o tema de forma lúdica, com o apoio de imagens. Na esquerda, o primeiro quadro mostra a igualdade. No segundo quadro, visualizamos o exercício da equidade.
.
Desde a criação da Obra, Padre Calábria sempre foi muito preocupado com a inclusão especialmente daqueles que se encontravam em situação de vulnerabilidade. Enxergando no próximo um irmão e uma irmã, o fundador não fazia distinção das pessoas, pois acreditava que todos são filhos do mesmo pai, que é Deus.
Estes ensinamentos e valores permanecem vivos e fortes no ecossistema de todas as atividades. Em sua fala, Padre Gustavo destacou três pontos que permitem compreender este jeito de ser e viver expresso na biografia do fundador.
Em primeiro lugar, São João Calábria entendia a espiritualidade como elemento integrador, partindo do Evangelho para estruturar suas ações e modo de ser e viver. A seguir, justifica que Padre Calábria sempre enxergava no outro a oportunidade de um novo irmão, que deveria fazer parte de sua vida. Por fim, a própria infância do santo foi muito difícil, fazendo com que tenha especial compreensão do que é ser excluído da sociedade, pois enfrentou vulnerabilidades diversas como fome, pobreza e falta de oportunidades.
.
Os temas abordados foram fixados com atividades práticas de reflexão, onde os profissionais montaram grupos e pensaram em como os assuntos se aplicam às suas realidades cotidianas frente aos projetos. Para a Rede Calábria a formação dos colaboradores é muito importante.
Investir nas pessoas é essencial para levar adiante um trabalho em constante evolução e qualificação, sempre observando atentamente o respeito e os valores calabrianos na missão de acolher e promover vidas.