No mês de maio, além das muitas aprendizagens desenvolvidas através das expressões estéticas e artísticas, os educandos da turma alegria do Projeto de Educação Integral da Unidade Francisco Cipriani experienciaram situações que permitiram fortalecer identidades e os seus potenciais cognitivos.
Todas as propostas foram inspiradas no “mundo mágico” da história de filmes e livros Harry Potter. Nas obras da autora J.K. Rolling, quando um bruxo lança o feitiço Extecto Patronum, ele invoca suas memórias mais felizes e alegres. Estas memórias surgem representadas na forma de um animal.
Para essa atividade a educadora Thaise realizou uma meditação guiada, conduzindo os educandos até suas memórias mais encantadoras e felizes. Após, os educandos foram contando quais foram as lembranças recordadas. No segundo momento, a apresentou alguns animais e suas características para os educandos.
A educadora se baseou nas tradições xamânicas, as quais acreditam que todas as pessoas possuem um animal que representa seu guardião espiritual. Contando um pouco sobre as características de cada animal, os educandos puderam escolher qual mais se assemelhava com sua personalidade.
No dia seguinte às escolhas dos educandos, a educadora entregou-lhes folhas com as imagens dos animais escolhidos a partir de formas geométricas. Eles então foram desafiados a medir, cortar e colar canudinhos reciclados em cima das linhas para dar forma em 3D aos seus animais guardiões.
Essa parte da atividade exigiu muita concentração, foco, persistência, e uma excelente motricidade fina dos educandos. Conforme iam acabando seus desenhos tiveram a oportunidade de decorar seus trabalhos com tinta spray. Os resultados foram os mais lindos, e todos os educandos sentiram-se orgulhosos de suas criações.