Os educandos das turmas M2/T2 do Projeto Educação Integral, juntamente com a educadora Jessica Souza, aprenderam sobre o significado dos símbolos natalinos e suas origens.
A turma aprendeu primeiramente sobre o papai Noel e posteriormente os educandos pintaram quadros onde usaram toda sua criatividade. O objetivo da atividade foi recriar individualmente formas expressivas, integrando percepção, imaginação, reflexão e sensibilidade, juntamente com a possibilidade de brincar, de falar e de registrar.
As turmas da educação integral M1 e T1 confeccionaram lindas estrelas para enfeitar o pinheirinho natal. Para a confecção das estrelinhas foram necessários o uso de lã e cola branca. Os educandos moldaram a estrela em uma matriz e finalizaram com a cola.
Essa é uma atividade educativa que estimula a criatividade e que pode ser realizada com outras figuras. Segundo a educadora Karine Buglione, os educandos mantiveram a concentração durante a atividade e construíram belas e criativas estrelas.
Em tempos natalinos e de celebração, os educandos do Trabalho Educativo Informática do módulo básico – Relações Humanas realizaram a atividade “Os elementos do presépio em cada um de nós” com o objetivo de despertar a espiritualidade e perceber a vida como uma jornada sagrada.
Nessa vivência os educandos visualizaram cada elemento presente no presépio, entenderam seus significados e, após um momento reflexivo e individual, identificaram a característica que mais os representavam no dia a dia, expressos por meio de desenhos e textos. A partir do reconhecimento da essência de cada símbolo em si, os educandos percorreram um caminho de autoconhecimento e sabedoria interior.
O momento foi concluído em círculo, onde cada um revelou o elemento do presépio que mais se identificava e expressou sentimentos através dos fatos de suas vidas, entendendo a missão de Jesus e ressignificando o sentido do Natal.
Um ponto positivo e relevante na atividade foi o desenvolvimento da escuta, tanto para escutar a si mesmo, quanto para escutar o outro. A escuta ajuda muito a criar bons relacionamentos, minimizar conflitos, desenvolver a empatia e despertar a consciência, relata a Educadora Verônica, que facilitou e conduziu a atividade com os educandos.
Para o educando Guilherme Valentim da Costa Carvalho, foi difícil escolher apenas um elemento do presépio que o representasse, ele escolheu todos, como um misto de sua personalidade. Em sua fala destacou a importância de perceber que as características descritas por cada símbolo devem ser desenvolvidas por nós, não somente em tempos de Natal, mas durante todos os dias do ano.
Os educandos das turmas M2/T2 do Projeto Saberes da Esperança, juntamente com a educadora Jessica Souza, confeccionaram Guirlandas e enfeites de mesa, para enfeitar suas casas no natal.
As guirlandas foram produzidas com papelão e alguns desenhos que eles mesmos confeccionaram, e os enfeites de natal eles usaram pinhas que acharam no pátio do Calábria, após pintaram e decoraram conforme suas criatividades.
Os educandos adoraram a experiência de poder reutilizar alguns materiais que iriam para o lixo, sem esquecer que puderam enfeitar e alegrar mais ainda suas casas.
As turmas do Projeto Saberes da Esperança junto com a educadora Andressa Machado construíram cartazes sobre a origem do Natal que é a comemoração do nascimento de Jesus.
Os educandos pesquisaram sobre a figura do Papai Noel, que foi inspirada no São Nicolau e sobre a mensagem que os festejos de Natal nos trazem. Os alunos foram os responsáveis pela linda decoração natalina que acompanhou o cartaz.