Em novembro, a educadora Kelly Schiaffino recebeu os alunos do Projeto Construindo Futuros com uma atividade de acolhida. Após conversa, troca de experiências, histórias e desabafos com a turma, foi proposto a construção de um diário da Quarentena.
Nessa produção, os alunos através de desenhos e texto puderam compartilhar e contar um pouco como foi esse ano em suas casas, séries e filmes que assistiram e pessoas que estavam junto.
Com a quarentena, novos desafios e realidades surgiram, transformando as rotinas e relações. A aprendizagem teve que ser reestruturada e o socioemocional reconceituado, no qual dar abraço, apertar a mão, dar beijo passou a ser “errado”. Isolar nossos pais, avós e amigos era o novo normal.
A educadora revela que foi um momento de troca onde os alunos demonstraram interesse e empatia aos colegas, alguns relataram que pegaram o covid e como se sentiram, trocaram informações sobre séries que gostaram e não gostaram, comidas e doces que aprenderam a cozinhar. Foi uma atividade de interação muito divertida, pois os educandos estavam com saudades uns dos outros, das conversas, e das atividades.