Brincar não é apenas necessidade, é um direito das crianças. Neste sentido, a escola precisa organizar seus ambientes de acordo com as características das crianças e valorizar o brincar em seus espaços e tempos de diversas formas, com diferentes parceiros (crianças e adultos), ampliando e diversificando o acesso das crianças às produções culturais, novos conhecimentos, imaginação, criatividade, experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais.
As diferentes mediações educativas realizadas pelo educador, a organização dos espaços e tempos na escola, a organização dos jogos, brincadeiras, brinquedos e materiais lúdicos que se encontram ao alcance das crianças durante o ato lúdico são atitudes que fazem a diferença no brincar das crianças possibilitando através das interações a ampliação do repertório lúdico.
O brincar é a essência da infância e sua principal atividade! A brincadeira é uma linguagem natural da criança e é importante que esteja presente na escola desde a Educação Infantil para que as crianças possam se colocar e se expressar através de atividades lúdicas, pois brincando as crianças fazem representações de propostas desenvolvidas durante seu cotidiano, seja em casa ou até mesmo na escola.
Ao permitir que as crianças brinquem, garantimos um desenvolvimento cognitivo e afetivo pleno, pois ao brincar o indivíduo transforma sua realidade e a realidade o transforma, criando diferentes situações e personagens.