Nesta última semana, a Rede Calabria retomou o atendimento gradativo aos educandos do Projeto de Educação Integral em suas unidades, cumprindo todos os protocolos de segurança e higiene. As ações asseguram um atendimento de qualidade e com segurança para a manutenção das necessidades de aprendizagem da população atendida.
A suspensão das atividades escolares tem um impacto que ainda não podemos medir. Suas consequências na capacidade de aprendizado das crianças é fator de preocupação para toda a sociedade. Segundo a Organização das Nações Unidas, a quantidade de tempo de afastamento da escola de crianças em vulnerabilidade, é inversamente proporcional às probabilidades de retorno dessas crianças ao espaço escolar.
A primeira semana de acolhida contou com muita arte e atividades ao ar livre. Os educadores propuseram atividades que fluíam entre o pensar e o fazer. O retorno positivo dos pequenos pode ser observado nos sorrisos, na crescente adesão diária ao serviço e nos relatos das famílias que precisam do suporte alimentar e educativo proporcionado pela Rede.
O Projeto de Educação Integral, que propõe a ampliação do tempo de atendimento escolar, atua como braço de ação educativa e social da escola. A Rede Calabria compõe o escopo de instituições que executam este projeto na Prefeitura de Porto Alegre. Nossas quatro unidades atendem 750 educandos, funcionando efetivamente como espaço protetivo e incentivador de um ensino pautado na construção de cidadãos protagonistas e transformadores da sua própria realidade.