Com realização da Rede Calábria e apoio da Faculdade Dom Bosco, Instituto MRV e Editora Paulinas, educadores calabrianos e de escolas municipais de Porto Alegre e outras regiões do Estado participaram das primeiras atividades do percurso formativo sobre educação do projeto Escola do Aprender.
Na terça-feira (06) houve momento de formação no Google Meet e no sábado (10) uma live com o coo-fundador da Associação da Pedagogia de Emergência no Brasil e intervenções internacionais Reinaldo Nascimento. O palestrante já esteve no Quênia, Filipinas, Líbano, Faixa de Gaza e outras regiões do mundo para aplicar seus conhecimentos e difundir os temas da formação.
Após a live, as atividades do seminário do curso de extensão se desenvolveram em uma sala fechada do Google Meet, onde os profissionais puderam aprender mais sobre a pedagogia de emergência e suas possibilidades de aplicação a realidade educacional atual. Mais de 90 educadores participaram deste momento do curso e 170 foram impactados somente no mês de abril com as atividades.
O Projeto Escola do Aprender representa o amadurecimento da concepção dos processos de formação continuada e autoeducação promovidos pela Rede Calábria. As formações geram impacto e qualificação no trabalho desenvolvido com os atendidos, com especial olhar para as práticas pedagógicas durante a pandemia.
“Há muitos anos trabalhamos com a criação e curadoria de conteúdos de formação para profissionais da educação. E esse projeto possibilitou colaborarmos com escolas, organizações e profissionais de todo o Brasil para desenvolvermos na prática uma proposta inovadora que gera impacto e valor para os profissionais e organizações envolvidas”, defendeu o coordenador pedagógico da Rede Calábria Germano Passoello.
O percurso formativo do projeto Escola do Aprender já tem marcadas mais 12 atividades durante o ano. Com temáticas contemporâneas, professores são convidados para participarem destes encontros, que são momentos de contato com culturas e pedagogias que buscam recursos no processo de realização de uma educação integral. Além de trazer uma aproximação das esferas da saúde e educação e do autoconhecimento como pilar do ato educacional.
Os módulos temáticos foram organizados para oportunizar o acesso a conteúdos que motivem a ampliação dos olhares sobre a educação, sobre o educando, sobre o ato docente, tendo como apoio ferramentas e abordagens da Pedagogia Calabriana, Pedagogia Waldorf, Pedagogia de Emergência, Neurociências entre outros fundamentos emergentes no cenário educacional. Estas partilhas serão conduzidas por um grupo de profissionais com práticas inspiradoras na educação e na saúde com experiências locais e internacionais.