Neste mês a Rede Calábria iniciou as atividades do projeto PopRua, que oferece diversos serviços e atendimento para pessoas em situação de rua
Trata-se de um projeto que reúne uma equipe diversa de técnicos e profissionais capacitados para acolher e oferecer diversos serviços a este público como banhos, alimentação, confecção de documentos , pernoite, encaminhamentos técnicos e orientação, por exemplo.
A estimativa é atender até 200 pessoas por dia. Apenas na inauguração e sem muita divulgação, várias pessoas acessaram o serviço. O posto de atendimento está localizado no Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Estância da Azenha (av. Aureliano de Figueiredo Pinto, 155, Praia de Belas). O atendimento é ofertado de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
Atualmente o Calábria também atua com pessoas em situação de rua no Projeto Ação Rua. Esta é mais uma iniciativa que soma esforços em atender quem mais precisa.
Inicialmente, o PopRua, coordenado pela Secretaria do Trabalho e Assistência Social (Stas), será executado em cinco municípios – Porto Alegre, Caxias do Sul, Santa Cruz do Sul, Pelotas e Rio Grande – durante três meses, mas, segundo o governador, o propósito é estender o programa ao longo do ano de 2021.
A iniciativa é resultado da parceria entre Estado, terceiro setor e empresas que contribuíram com recursos destinados ao fundo do Programa de Incentivo à Inclusão e Promoção Social (Pró-Social), que concede incentivo fiscal para o financiamento de projetos sociais no Estado às empresas, através da renúncia do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), autorizado pelo Executivo Estadual.