A Rede Calábria em parceira com a Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) de Porto Alegre articulam a inauguração de uma república de idosos adjacente à Casa-lar de idosos da unidade Calábria na Zona Sul da Cidade.
A proposta é atender até 20 idosos com 60 anos ou mais que possuam renda (benefício ou aposentadora), mas que se encontrem em situação de vulnerabilidade social, com vínculos familiares rompidos ou fragilizados e com histórico de situação de rua. A estimativa é de inaugurar o espaço no início de outubro.
Os idosos atendidos contarão com moradia, alimentação (preparada pelos próprios moradores) e uma equipe de retaguarda de técnicos como assistentes sociais, psicólogos, educadores sociais, profissional da área administrativa e serviços gerais, mediante contribuição mensal.
A República para Idosos da Rede Calábria está prevista como serviço de acolhimento institucional inclusa na política de assistência social. Esta modalidade será pioneira no Estado. As repúblicas existentes em Porto Alegre são para jovens adultos egressos dos serviços de acolhimento para crianças e adolescentes. O novo formato de atendimento é inovador na cidade.
O cuidado com os idosos vai de encontro com o carisma e missão da Obra calabriana de cuidar da vida e acolher promovendo vidas. O fundador da Obra São João Calábria sempre teve olhar caridosos e de cuidado com quem mais precisa, seja criança, jovem ou idosos com espírito de família e fraternidade.
A coordenadora da nova atividade Daniella Canabarro afirma que o projeto é de grande importância para a cidade, pois o envelhecimento da população acontece de forma exponencial.
“A República, embora um serviço de acolhimento que abrigará idosos, visará a independência e a emancipação de seu público. A longevidade que a população idosa tem alcançado nos permite trabalhar projetos de vida com um envelhecer mais ativo e com perspectivas de trabalho, estudo, lazer, esportes, entre outras atividades que lhe forem instigantes”, comenta.
Daniella também enfatiza que este serviço abrirá para os acolhidos com a oportunidade de aprendizado ou reaprendizado de como administrar uma casa, pois de forma colegiada serão responsáveis pelos cuidados de higiene, organização e alimentação da casa.