A Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, órgão do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), realizará entre os dias 23 a 24 de setembro de 2020, em formato ONLINE, o Fórum Nacional para sobre Letalidade Infantojuvenil.
A Rede Calábria convida todos a participar deste momento em prol de reflexões a respeito do enfrentamento aos problemas relacionados à letalidade infantojuvenil. O fundador da Obra São João Calábria afirmava que as crianças, jovens , adolescentes e adultos em situação de vulnerabilidade são as “pérolas” da Obra e o que há de mais importante para cuidarmos e oferecermos ajuda.
O Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte (PPCAAM/RS) da Rede Calábria é uma das atividades voltadas com olhar especial para a promoção e garantia de direitos deste público e participará ativamente do evento.
Os organizadores do evento afirmam que o objetivo da ação é promover um espaço de escuta, diálogo e compartilhamento de experiências e boas práticas nacionais e internacionais, fomentando ações regionalizadas, multidisciplinares e intersetoriais, bem como servindo de subsídio para nortear políticas públicas nas áreas da prevenção e enfrentamento da letalidade infantojuvenil.
A inscrição online pode ser realizada aqui: https://bityli.com/oQgNY. O Cadastro garante acesso a certificado de participação. Já a programação pode ser acessada neste link: https://drive.google.com/file/d/1stFzSpNF_aQR2Ir8TXc4SCRjPmLuuStr/view?usp=sharing.
As palestras serão transmitidas pelos Facebook e Youtube:
www.youtube.com/user/DHumanosBrasil
www.facebook.com/direitoshumanosbrasil
Enfrentar a letalidade do público infantojuvenil é um tema que está presente nas ações da Rede Calábria a partir de diversas frentes de promoção de direitos e cidadania. O Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte (PPCAAM/RS) é oriunda justamente do Ministério da Cidadania e tem papel fundamental no debate e implementação de políticas públicas para a garantia dos direitos de pessoas em situação de risco iminente de vida.
O Programa tem por finalidade acolher e proteger crianças e adolescentes e seus familiares expostos à grave ameaça e encaminhá-los à rede de proteção, intervindo junto ao sistema de garantia de direitos com vistas a atuar na prevenção e redução da violência letal. No Rio Grande do Sul é executado pela unidade Calábria em parceria com a Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) desde 2013.